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Scrum x Kanban: entenda melhor sobre essas duas metodologias ágeis

Escrito por LogAp

Vivemos num mundo onde cada vez mais as empresas são pressionadas a inovar, desenvolvendo produtos de qualidade num espaço curto de tempo. 

Ainda mais depois da pandemia, onde as empresas viram-se forçadas a buscar por metodologias que ajudassem na transição para o trabalho remoto. 

Quando olhamos para área de TI, utilizar metodologias ágeis também é imprescindível, pois se tratam de projetos complexos que demandam planejamento, foco e agilidade em cada etapa do desenvolvimento.

Dois métodos bastante utilizados em muitos projetos são o Scrum e Kanban. E, apesar de ambos garantirem agilidade e organização, cada um possui características bem específicas. 

Ficou curioso para saber quais são as diferenças entre Scrum x Kanban e qual deles pode ser mais útil para o seu projeto? Então boa leitura!

O que é Kanban?

Podemos resumir o que é Kanban como uma metodologia de gestão visual com foco no controle de tarefas e fluxos de trabalho. 

A prioridade nesta metodologia é a de garantir produtividade e organização das entregas, fazendo com que todo o fluxo de trabalho seja o mais transparente possível. 

Como é a estrutura de um Kanban?

Basicamente a estrutura visual desta metodologia é composta por 3 partes:  

  1. Cartão 

Os cartões correspondem às tarefas ou ações que serão tomadas para que um resultado seja alcançado. Geralmente, há uma divisão de cores que pode indicar os responsáveis por cada atividade. Quando finalizada a tarefa, o cartão é movido para a coluna seguinte. 

  1. Colunas

As colunas correspondem ao status de cada cartão. Geralmente, esta coluna é dividida em 3 etapas, que são: “por fazer”, “em execução” e “finalizado”.  

  1. Quadro 

O quadro é a visão geral do Kanban com as colunas e cartões dentro. Cada quadro corresponde a um Kanban, no entanto, uma equipe pode atuar com diferentes Kanbans ao mesmo tempo. 

As vantagens do Kanban em TI

As vantagens do Kanban são inúmeras dentro de um projeto. Veja algumas delas:

  1. Mais autonomia 

Uma vez que a gestão é visual, torna-se fácil para que os profissionais visualizem o status da entrega, além do que precisa ser feito. Isso faz com que, automaticamente, haja uma maior autonomia no desempenho das funções. 

  1. Ganho na produtividade

Como cada profissional sabe exatamente o que tem que ser executado, o aumento da produtividade é uma consequência natural desse método. 

  1. Tarefas mais transparentes 

Ao olhar para um Kanban, um gestor pode ter uma noção do andamento de cada etapa, além de definir quais destas atividades a equipe deverá priorizar. 

  1. Integração da equipe

O quadro fica visível a todos da equipe, o que ajuda para que o trabalho seja realizado em conjunto, permitindo uma maior colaboração de cada envolvido. 

O que é Scrum?

Scrum é um framework baseado em metodologias ágeis, que tem como objetivo otimizar a gestão e planejamento de projetos de softwares. 

Assim como o Kanban, para que o Scrum seja bem executado é fundamental que exista transparência em todos os processos, requisitos de entrega e status. 

Além disso, outro fator fundamental é a inspeção constante de todas as etapas e a flexibilidade de adaptação, tanto dos processos, bem como do produto em si. 

Como funciona o Scrum na prática?

Antes de entender cada etapa da metodologia, é importante saber quais são os papéis desempenhados durante o processo. 

  1. Scrum Master

Este profissional é responsável por ajudar a equipe a entender e manter vivos os princípios da metodologia no dia a dia. 

  1. Product Owner

O Product Owner tem o objetivo de liderar o produto, sempre decidindo quais são os recursos que deverão ser construídos, além de estabelecer uma ordem de prioridade na produção. 

  1. Team 

O Team é a equipe desenvolvedora do projeto, que atua na execução das tarefas, definindo como cada parte será executada, além de se auto-organizar para atingir as metas estipuladas pelo Product Owner. 

Entenda as 4 etapas do processo 

O Scrum é uma metodologia que se move rápido, por meio de 4 etapas bem definidas:

  1. Product Backlog

Nesta primeira etapa, o Product Owner descreve uma lista de recursos, aprimoramentos, correções de bug e tarefas que precisam ser feitas. 

  1. Sprints

Cada funcionalidade é organizada por prioridade e planejada através de Sprints, que são períodos de tempo (entre 1 a 4 semanas) onde os requisitos solicitados no Product Backlog serão desenvolvidos e entregues. 

  1. Sprint Backlog

Para que cada Sprint seja feito corretamente, é realizada uma reunião de planejamento (Sprint Planning), considerando a capacidade de entrega da equipe. 

  1. Entrega

Ao finalizar um Sprint, é entregue um incremento do produto (parte de um software funcionando, por exemplo), onde será realizada uma Sprint Review, para que o Product Owner confirme se haverá mudanças no produto ou não. 

As vantagens do Scrum em TI

As principais vantagens do Scrum quando aplicado corretamente, são: 

1. Clareza na execução das tarefas

A execução de Sprints com tarefas bem definidas permite à equipe uma melhor gestão de tempo e entrega de resultados.

2. Flexibilidade 

Talvez uma das melhores vantagens deste método é a capacidade de se adaptar às mudanças na definição do produto e realizar uma entrega com poucas iterações. 

3. Produtos estáveis e bem testados

A equipe realiza testes em cada Sprint, além de contar com o suporte do Scrum Master e até mesmo do cliente, garantindo um produto mais estável e alinhado com o projeto. 

4. Entregas no prazo

A comunicação e o feedback dentro de cada Sprint permite que a equipe se alinhe dentro dos prazos e metas estabelecidos. 

Quando usar Scrum e quando usar Kanban?

Ao chegar até esse ponto do texto, você deve ter percebido que as duas metodologias têm características próprias, o que leva à pergunta: qual é a melhor ferramenta para a minha empresa?

Sabendo disso, vamos tentar deixar essa resposta mais clara:

Quando usar Scrum

O Scrum é utilizado para realizar lançamentos de forma recorrente e de acordo com os feedbacks dos clientes. É um modelo extremamente previsível, seja em relação aos prazos e nas funcionalidades lançadas.

Para isso, ele se apoia totalmente na organização do time, onde é preciso ter uma equipe com papéis bem definidos e condições de cumprir os prazos de entrega. 

Então, se a sua equipe precisa de muita organização e possui profissionais mais experientes, o Scrum vai funcionar bem — e vai deixar os stakeholders satisfeitos.

Quando usar Kanban

No sentido quase oposto, o Kanban é adequado para equipes que desejam mais flexibilidade na rotina. Ainda que as entregas sejam regulares, as equipes que trabalham com a metodologia Kanban conseguem atuar com mais dinamismo em relação aos prazos.

Isso significa que o foco está na conclusão da tarefa, não importando se ela aconteceu em um dia ou em dois meses. No Kanban, o time trabalha para concluir cada missão e, por consequência, lançar o mais rápido possível.

Com essas características, o Kanban é destinado para rotinas de trabalho com demandas de complexidade e tamanho variados, onde a organização, apesar de importante, não é o ponto mais crítico.

Outro ponto importante é que equipes menos experientes, normalmente, se adaptam bem ao Kanban, justamente por não terem um prazo pré-definido para concluir suas tarefas.

Em resumo

Como podemos ver, ambas as ferramentas atuam de forma eficaz, pois são métodos pensados para atender as necessidades de trabalho. No entanto, a decisão não precisa ser limitada entre escolher apenas um ou outro.

Apesar de terem características próprias, também é possível atuar em um sistema híbrido, onde Scrum x Kanban são misturados para potencializar a eficiência e qualidade das entregas.

Então, considere os pontos que trouxemos no texto, mas também tenha em mente que, se necessário, é possível misturar as abordagens. Teste, analise e veja o que faz sentido para a sua rotina de trabalho e utilize o formato que mais faz sentido para o negócio.

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