Computador com frameworks vue, react e angular ao redor

Descubra qual é o melhor framework de front-end: Vue vs React vs Angular

Escrito por LogAp

O mundo do desenvolvimento front-end conta com diversas ferramentas para os programadores terem mais poder na hora de criar suas interfaces. Nesse sentido, são diversas as opções para criar projetos poderosos e, claro, belíssimos.

Mas existem 3 frameworks que se destacam nessa área. Vue, React e Angular são os expoentes da área e arrastam milhares de desenvolvedores — e suas comunidades — para uma discussão recorrente: qual é o melhor framework de front-end no mercado?

Sabendo disso, preparamos um conteúdo comparando as 3 possibilidades para que você, definitivamente, tenha informações suficientes para fazer a sua escolha. Para isso, utilizaremos 3 itens durante a comparação: popularidade, curva de aprendizado e performance.

Então, confira nosso guia sobre o melhor framework de front-end do mercado. Boa leitura!

 

Vue

Popularidade

O Vue.js é o segundo framework mais popular do mercado. Atrás apenas do React, a caixa de ferramentas para desenvolvimento front-end foi criada por Evan You para ser uma opção leve e fácil de trabalhar no dia a dia dos desenvolvedores.

A primeira versão do Vue.Js foi lançada em 2014 no formato open source e rapidamente caiu nas graças dos desenvolvedores, que puderam abraçar a ferramenta e, assim, ajudar na sua popularização.

 

Gráfico de downloads por ano do framework Vue

Fonte: Download statistics for package vue

 

Curva de aprendizado

A fácil curva de aprendizado do Vue, possivelmente, foi o que ajudou a ferramenta a se tornar um dos melhores frameworks de front-end do mercado. E quando falamos de facilidade, queremos dizer que o framework foi projetado para atuar dessa forma.

O primeiro ponto que facilita a curva de aprendizado é a falta de necessidade de qualquer configuração especial. Basta importar a biblioteca e adicionar alguns trechos de código JavaScript para começar a usar seus recursos imediatamente.

O segundo ponto que torna o Vue amigável aos desenvolvedores é a sintaxe. Todos os recursos da ferramenta são baseados em código JS e HTML. Ou seja, o que já é natural para o desenvolvedor dessas linguagens continuará ocorrendo com o Vue.

 

Performance

Por último, temos o desempenho do Vue, um dos melhores da categoria. Isso ocorre pelo jeito que o framework foi concebido, além de seu tamanho que atinge — apenas — 80KB.

Então, além de ser extremamente simples de usar, o Vue também se destaca como um dos melhores frameworks JavaScript por sua leveza e poder de criar recursos de alta qualidade para sites e sistemas.

 

React

Popularidade

O React foi apresentado ao público em 2013 pelo Facebook como um framework para desenvolvedores front-end e, desde então, vem liderando as pesquisas de framework mais usado e de melhor framework de front-end do mercado.

A sua popularidade é tamanha que, em algumas pesquisas, o React tem 5 vezes mais downloads que o Vue e até 13 vezes mais downloads que o Angular.

 

Gráfico de downloads por ano do framework react

Fonte: Download statistics for package react

 

Curva de aprendizado

Apesar da popularidade, podemos afirmar que o React não é o framework front-end mais amigável. Diferentemente do Vue, ele requer um profundo conhecimento da sintaxe JSX e JavaScript.

Além disso, os projetos criados com React tem uma etapa de configuração mais complexa, mesmo com a ajuda de recursos como o create-react-app. Por último, a biblioteca Redux, uma ferramenta para gerenciamento de estado, adiciona uma camada de complexidade para o pacote React — mas nada, obviamente, impossível de aprender.

 

Performance

Em termos de desempenho, o React tem um imenso destaque para figurar na lista do melhores frameworks de front-end do mercado. Sua biblioteca se aproxima muito do tamanho do Vue.js, com 100KB, o que ajuda em alta performance durante a execução.

 

Angular

Popularidade

O Angular foi concebido, originalmente, como um framework destinado a simplificar o desenvolvimento de aplicações web. Misko Hevery, um funcionário do Google, lançou a primeira versão em meados de 2010 com o nome de AngularJS.

No entanto, com as evoluções do JavaScript, o AngularJS precisou ser reescrito do zero e passou a se chamar Angular — sem o JS. Assim, continuou a ganhar popularidade, mas não o suficiente para se destacar perante o Vue.js e React.js que mostramos anteriormente.

Assim, ele aparece como a terceira biblioteca mais baixada do mercado, o que o faz figurar na nossa lista de melhores frameworks de front-end.

 

Gráfico de downloads por ano do framework angular

Fonte: Download statistics for package angular

 

Curva de aprendizado

Possivelmente, parte da baixa popularidade do Angular vem da sua curva de aprendizado, que é maior do que seus concorrentes Vue e React. Seja pela necessidade de domínio do TypeScript, ou pela complexa configuração dos projetos, o Angular não é uma biblioteca tão amigável aos desenvolvedores.

 

Performance

O desempenho do Angular também é um ponto negativo do framework. Comparado ao Vue e React, a biblioteca do Google é um pouco mais lenta, possivelmente pelo tamanho — que gira em torno de, aproximadamente, 500KB.

Ainda assim, o Angular é um dos melhores frameworks JavaScript do mercado, oferecendo recursos incríveis e poderosos para aplicações single page e sistemas robustos do mercado.

 

Afinal, qual é o melhor framework de front-end do mercado?

Na verdade, não existe um melhor framework de front-end apenas pelas características, pois muitas variáveis precisam ser levadas em consideração. É claro que alguns pontos interferem na escolha, mas é a necessidade do projeto que vai definir qual é o framework ideal para o trabalho.

 

Gráfico de downloads do react, angular e vue

 

O Angular, por exemplo, é utilizado na plataforma Google Ads e por empresas gigantes, como Lego, Nike e PayPal. Já o Vue aparece em marcas famosas como Nintendo, GitLab, e Grammarly. O React, por sua vez, pode ser encontrado no Twitter, Instagram, WhatsApp, e WordPress.

Assim, como podemos ver, temos os melhores frameworks JavaScript operando em grandes empresas e, consequentemente, grandes produtos do mundo virtual. Desse modo, considere a sua necessidade e habilidade para fazer a melhor escolha de framework front-end.

Até a próxima!

Leia também: Saiba como o Scrum torna as equipes de TI mais eficientes

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.