desenho do scrum em quadro

Saiba como o Scrum torna as equipes de TI mais eficientes

Escrito por LogAp

Existem diversas formas de conduzir o desenvolvimento de um sistema, mas para quem faz parte de uma equipe que utiliza o Scrum como framework, a possibilidade de manter os profissionais motivados e o produto alinhado com o escopo é um diferencial para todos os envolvidos.

Times de desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas sabem que, entre aceitar um projeto e entregar um produto, são necessárias horas de compreensão, execução e detalhes que precisam ser esclarecidos para que o cliente e a equipe fiquem satisfeitos.

 

O que é Scrum  

Ficou interessado em saber como otimizar o tempo da equipe utilizando o Scrum? Então vamos explicar o que é, como funciona e seu objetivo.

O Scrum é uma estrutura de gestão de projetos e de trabalho que funciona muito entre as equipes que atuam com o conjunto de práticas da Metodologia Ágil. Este é um formato de trabalho que as equipes de TI usam para desenvolver, entregar e manter produtos complexos.

O objetivo do Scrum é entregar valor para os clientes continuamente. Isso é possível pela estrutura como o trabalho é dividido, organizado e realizado. 

Os profissionais que atuam como desenvolvedores de software sabem que os projetos de sistemas, aplicações web, aplicativos mobile e outras demandas que envolvem programação sob medida são complexos e que se modificam enquanto vão sendo construídos. Isso acontece, principalmente, quando o sistema envolve um grande volume de dados e variáveis, sistemas que exigem muitas integrações ou, no geral, demandam o processamento de muitos elementos variados de forma otimizada. Por terem essa característica, a criação de novas soluções representam um investimento significativo para as empresas e quando a equipe não segue um cronograma, atrasa entregas ou deixa para fazer testes apenas nas fases finais o tempo e o custo podem ser ainda muito maiores.

Uma das vantagens de usar o Scrum como estrutura de trabalho é justamente ajustar o produto de acordo com as situações e objetivos que mudam enquanto o projeto está em andamento. O Scrum abraça mudanças.

 

Como funciona o Scrum

Utilizar o Scrum como framework é dividir um grande e complexo projeto em pequenas partes e organizar as equipes e tarefas de forma ágil e com foco em soluções fracionadas. 

O Scrum segue uma base de adaptação aos fatores que são variáveis e geram aprendizado contínuo. Partindo do princípio que a equipe ainda não conhece todos os desafios do projeto no início, cada integrante vai evoluir à medida que as etapas são desenvolvidas, testadas e aprovadas.

 

Etapas do framework scrum

Fonte: The Scrum Framework Poster

 

Com o Scrum, um produto é criado em uma série de interações chamadas Sprints. Os sprints são rodadas de realização de tarefas. Essa forma de trabalhar torna o projeto mais adaptável às mudanças e prioridades.

A transparência do Scrum e sua estrutura de interação também ajudam a superar problemas recorrentes que as pessoas enfrentam em projetos estilo tradicional, chamado de modelo em cascata.

 

Os artefatos

Para que a equipe atue neste framework existem os artefatos que guiam o trabalho. Eles são:

 

Backlog do produto: É a principal lista de tarefas que precisam ser realizadas para que o sistema seja entregue. Quem coordena essa lista, que é dinâmica, é o proprietário do produto. O fato de ser constantemente revisada é o que garante o dinamismo do modelo.

Backlog do sprint: Esse artefato reúne todas as atividades que precisam ser realizadas no atual sprint. Ele é diretamente alimentado com novas atividades vindas do backlog do produto pelo proprietário em união com o time.

Meta de sprint: Conhecido também como meta do Incremento, representa o produto final de um sprint, o resultado do que foi conquistado quando uma rodada de testes e de entregas. 

 

O que são os Sprints

Os Sprints são ciclos do projeto e tem uma duração planejada de acordo com o produto. Cada Sprint pode durar quinze dias, um mês ou um período de tempo suficiente para que uma entrega de valor seja realizada. 

Como proporcionam interações mais frequentes entre todo o time, os Sprints têm como resultado a redução de riscos e custos, ajuste com o cliente, feedback dos usuários e aumento da velocidade e qualidade nas entregas, o que gera mais valor para o projeto.

A conclusão de um Sprint gera nos envolvidos uma sensação de que conquistaram grandes marcos do projeto e isso faz com que a equipe permaneça focada e motivada no que está por vir.

 

Scrum é trabalho em equipe

Trabalhar com Scrum é desenvolver em equipe. O objetivo é traçar uma linha de ação em que cada participante seja responsável pela sua tarefa e que, dentro do tempo estabelecido para o Sprint, o que desenhado seja executado.

A organização de prioridades do backlog será traçada pela equipe. Os membros do projeto se encontram com frequência em reuniões para manter a comunicação clara e transparente a respeito do andamento do Sprint.

 

Essas reuniões são:

• Sprint Planning 

Daily Scrum

• Sprint Review Meeting

• Sprint Retrospective

 

Sprint Planning

É a reunião inicial do projeto, conduzida pelo Scrum Master. Nela estão presentes todos os envolvidos que avaliam a viabilidade das tarefas que foram apresentadas para o próximo sprint. Neste encontro são apresentadas as necessidades do projeto, as tarefas que precisam ser desempenhadas e o prazo para cada uma delas. O resultado da Sprint Planning é o Backlog do Sprint que irá começar. 

 

Daily Scrum

A reunião acontece diariamente para alinhamento e andamento dos processos. A Daily Scrum é uma reunião rápida, normalmente realizada pela manhã, e aponta o que foi feito no dia anterior e se tem algum impedimento para o dia que está começando. Não é o momento para solucionar problemas, mas para deixar todos cientes do que está que tem como objetivo manter todos na mesma visão do projeto e andamento do que está sendo realizado.

 

Sprint Review Meeting

O encerramento de um Sprint é o momento em que a equipe de desenvolvimento apresenta as funcionalidades criadas naquele período. É a ocasião para conferir se o Backlog daquele Sprint foi solucionado. Nesta etapa o Product Owner é capaz de reformular o Product Backlog de acordo com os resultados e desafios das tarefas finalizadas do Sprint Backlog.

 

Sprint Retrospective

A reunião de retrospectiva do Sprint é o momento para avaliar como a equipe trabalhou, o que é possível melhorar e se tudo está em dia para seguir o projeto com um novo Sprint.

 

Papéis dos membros das equipes no Scrum

Para que esses Sprints aconteçam, cada membro das equipes que fazem parte do projeto têm uma função. 

São três funções básicas dentro da estrutura de Scrum:

• Product Owner

• Scrum Master

• Scrum Team

 

Product Owner

Product Owner é o defensor de seus produtos.

A função deles é dar vida à visão do produto e proporcionar impulso constante sobre o mercado e o consumidor. Eles se concentram na compreensão dos negócios e dos requisitos do mercado, depois priorizam o trabalho que a equipe de desenvolvimento vai realizar.

 

Scrum Master

Os Scrum Masters são os especialistas em Scrum dentro das equipes. Eles treinam o Product Owner, os desenvolvedores e os representantes da empresa no processo do Scrum. Enquanto conduzem o Sprints eles procuram maneiras de ajustar sua prática para continuar sendo os líderes “líderes servidores”.  

 

Scrum Team

A equipe de desenvolvimento e os designers fazem parte do Scrum Team. São as pessoas que trabalham para alcançar os objetivos do Sprint e que colaboram com os Product Owners para rever quanto trabalho eles poderão concluir em cada Sprint.

Eles também pensam em como melhorar as práticas de desenvolvimento à medida que descobrem o que funciona melhor em cada etapa do projeto. 

Atuando juntos, eles se tornam uma equipe que mantém o projeto e a prática de Scrum no rumo certo.

 

Scrum na prática para equipes de TI

Se você é um profissional que atua com desenvolvimento de sistemas deve ter percebido que o Scrum pode fazer toda diferença nos projetos que faz parte. Quantas vezes já se viu envolvido em etapas de entregas e pedidos de ajustes porque o cliente não priorizou as funcionalidades de um aplicativo. 

E quando parece mais difícil chegar a um consenso sobre o layout de um site que parece não agradar todos em conjunto. 

Essas e outras situações são previstas durante o desenvolvimento de um projeto, mas quem trabalha com o Scrum como framework sabe que é possível resolver de forma mais rápida e objetiva quando todos estão alinhados com as demandas e com uma comunicação clara e eficaz.

Quer saber mais sobre equipes de TI e desenvolvimento de sistemas? Continue acompanhando nosso blog.

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