Equipe de trabalho utilizando quadro com metodologia ágil

Conquiste uma equipe de TI mais eficiente com a Metodologia Ágil

Escrito por LogAp

Quem trabalha em equipe desenvolvendo um projeto sabe a importância de um planejamento bem executado para realizar entregas valiosas, principalmente quando isso envolve um produto. Um grande aliado dos times que buscam boas performances são os modelos de atuação que permitem a análise no decorrer do desenvolvimento, como a Metodologia Ágil.

A Metodologia Ágil (Agile) é uma forma de trabalho que surgiu na indústria de tecnologia no começo dos anos 2000. Esse método reúne um conjunto de práticas que são aplicadas em equipe para conhecer, analisar e testar as etapas de um projeto. O principal objetivo de utilizar esse método é conhecer as fraquezas e forças de um produto, além de melhorar a comunicação entre os times, para que as entregas de etapas até o produto final possam ser realizadas com rapidez e qualidade.

Os primeiros entusiastas deste tipo de trabalho foram os desenvolvedores que perceberam quanto tempo era perdido na elaboração de softwares complexos que demoravam muito tempo para serem entregues, e mesmo assim apresentavam falhas por falta de comunicação e excesso de burocracia. 

 

Manifesto Ágil foi o embrião

Ao criarem o “Manifesto para Desenvolvimento de Software” em 2001, aqueles profissionais de TI levantaram a possibilidade de encurtar etapas importantes de desenvolvimento e teste enquanto elaboravam as soluções, ao invés de deixar para resolver os erros somente depois de apresentar para o cliente algo que estava fora da expectativa dele.

O Manifesto Ágil logo ganhou espaço na indústria de tecnologia e também em outros segmentos, uma vez que se trata de um método de realização do trabalho pertinente a qualquer time que planeja, executa e apresenta um software sob medida ou produto.

Em duas décadas a Metodologia Ágil tornou-se mais robusta, usual e aprimorada. Existem algumas técnicas para trabalhar de forma ágil. Selecionamos três entre as mais utilizadas para exemplificar como é possível conduzir uma equipe de olho na produtividade com qualidade.

 

Metodologias ágeis possíveis

A Metodologia Ágil pode ser aplicada em diferentes tipos de negócio, mas na área de tecnologia fica fácil entender como faz sentido trabalhar em um desses formatos:

 

Scrum

No Scrum, a metodologia acontece com aplicação de técnicas de gestão no desenvolvimento de softwares.

As pessoas envolvidas no time formam o scrum team. Elas são categorizadas em diferentes papéis de atuação: product owner, scrum master e development team.

Product owner: É a figura que gerencia o acompanhamento das funcionalidades e características que o produto que está sendo desenvolvido deve ter, de acordo com o pedido do cliente.  

Scrum master: Dentro do time, é a pessoa responsável por orientar a equipe de acordo com as tarefas que precisam ser feitas para chegar ao produto conforme a demanda.

Development team: São as pessoas responsáveis por fazer acontecer o projeto, de acordo com as necessidades de entrega e tempo.

No Scrum as demandas são organizadas de acordo com um backlog, que é o desenho de todo o projeto. São realizadas reuniões de alinhamento para definir o que será desenvolvido em uma sprint, que é um período de dias ou semanas, e o que cada um deve fazer até a entrega da etapa.

Sprint da metodologia scrum em funcionamento

Fonte: Tutsplus (www.tutsplus.com)

 

Scaled Agile Framework (SAFe)

O SAFe é um framework ágil de desenvolvimento que oferece para a equipe uma visão geral do mapeamento de funções com a identificação das responsabilidades e atividades que precisam ser completas para a entrega de um produto de tecnologia.

Neste formato de metodologia ágil o principal é oferecer ao time uma usabilidade simples e dividida em três etapas: Time, Programa e Portfólio.

Ao colocar a metodologia ágil em prática por meio do SAFe, as grandes empresas podem tornar seus projetos escaláveis. Isso é possível porque a tomada de decisões acontece de forma não centralizada, o que dá mais rapidez e eficiência para o projeto.

 

Design Sprint 

O Design Sprint é uma das formas de trabalhar com a metodologia ágil no desenvolvimento de softwares. Neste processo o foco está em discutir ideias com um grupo de especialistas para solucionar problemas críticos, mas de um jeito muito rápido, em apenas uma semana.

Na prática, o Design Sprint é uma forma rápida e barata de descobrir se uma ideia deve avançar e se transformar em um projeto, ou se ela deve ser descartada. Para entender exatamente como funciona o Design Sprint você pode acessar nosso artigo “Design Sprint: o ambiente ideal para acertar rápido e barato”, explicamos como funciona e quais são os papéis e atitudes esperadas de cada envolvido neste processo.

 

Por que usar metodologia ágil?

O objetivo de levar o método ágil de trabalho para as equipes de desenvolvimento de tecnologia é organizar os especialistas de forma que os seus potenciais e conhecimentos sejam utilizados da melhor forma, no menor tempo possível.

Ao invés de envolver seus melhores talentos em projetos de longo prazo, com a possibilidade de não cumprir prazos e entregar um produto diferente do que o cliente deseja, com a metodologia ágil os envolvidos estão em constante comunicação e alinhamento das necessidades, expectativas e qualidade do produto final.

Sua empresa está em busca de parceiros para desenvolver um sistema, aplicativo ou serviço? Então fale com nossa equipe! Utilizamos metodologia ágil para desenvolver produtos e estamos em constante alinhamento com nossos clientes. 

Conheça nossos cases e saiba mais sobre nosso método de trabalho e entrega de resultados.

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.