O que faz uma Consultoria de TI: tudo o que você precisa saber

Escrito por LogAp

A Tecnologia da Informação é uma área que vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas, sendo considerada imprescindível em qualquer setor da nossa sociedade.

Toda e qualquer empresa que queira otimizar e simplificar os seus processos internos, precisa, necessariamente, implementar ferramentas e tecnologias que as deixem preparadas para as transformações que ocorrem no mercado de TI.

No entanto, realizar essa otimização nem sempre é fácil e, se feita sem planejamento ou sem todos os requisitos necessários, poderá causar uma série de problemas que atrasarão o processo de implementação.

É neste momento que se faz fundamental a contratação de uma Consultoria de TI, com profissionais especializados em entender e criar uma estrutura estratégica que suporte as reais necessidades do negócio. 

Ficou curioso para entender melhor o que é ou o que faz uma Consultoria de TI? Então confira neste texto tudo o que você precisa saber! 

Afinal, o que faz uma Consultoria de TI?

Resumidamente, a Consultoria de TI é quem avalia e aconselha as melhores práticas, visando otimizar a gestão de TI das empresas. 

Esta avaliação abrange diferentes aspectos que vão desde o gerenciamento, implementação, análise inicial e até mesmo a manutenção dos processos.

O foco não está apenas em executar o trabalho para as empresas, mas, principalmente, em servir como um guia que indica quais caminhos elas devem seguir para alcançar os seus principais objetivos.

Como funciona uma Consultoria de TI?

Para que essa estrutura seja implementada de forma completa, geralmente, a consultoria de TI passa por algumas etapas, tais como: 

1. Coleta/Análise de Informações 

Considerado o ponto inicial da consultoria, é neste momento que se mapeia todo o cenário, através da coleta de informações nos diferentes departamentos da empresa. Nesse momento, são identificados pontos de melhoria e qualquer tipo de gargalo que impeça ou dificulte a execução de algum processo.

Assim, é essencial que a consultoria esteja presente e atue de forma ativa na rotina da empresa.

Ao analisar tais informações, o consultor de TI terá uma visão mais realista do que poderá ser implementado, desde metodologias e boas práticas, até sistemas e ferramentas suportadas pela companhia. 

2. Planejamento personalizado

Como dito anteriormente, a consultoria presta um serviço que vai muito além da execução. Por isso, tendo analisada as informações, este é o momento de, em conjunto com a empresa, criar um planejamento personalizado que se alinhe com as perspectivas do negócio.

3. Desenvolvimento e acompanhamento de soluções 

Após criar o planejamento personalizado, chegou a hora de desenvolver e implementar as soluções. Aqui, o papel do consultor é o de acompanhar todo o processo e auxiliar na monitoração da sua execução, além de instruir as melhores práticas para os colaboradores.

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Quando contratar uma consultoria de TI?

Geralmente, há alguns motivos que nos fazem contratar uma consultoria de TI. Abaixo listamos os 3 principais:

1. Softwares e Equipamentos

Aqui, o foco está em orientar na compra ou implementação de softwares, mas também na Infraestrutura de Redes, ferramentas ou equipamentos que melhorem os processos tecnológicos da empresa.

Um time de desenvolvimento enxuto, por exemplo, pode ser auxiliado pelos consultores para, assim, não ficar refém da grande escassez de profissionais qualificados.

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2. Segurança e Infraestrutura

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) cada vez mais exigente, é de extrema importância que as empresas estejam alinhadas com as diretrizes requisitadas pelos órgãos reguladores. 

Por isso, ao realizar este tipo de consultoria, as empresas terão um diagnóstico preciso sobre quais são os seus riscos organizacionais relacionados à segurança das informações.

3. Consultoria Completa

Por fim, a Consultoria Completa é a terceirização de todo o serviço, ou seja, quando se assume toda a responsabilidade do setor de Tecnologia e Informação. 

Este modelo é bastante útil para empresas que ainda não têm como criar um departamento interno de TI e precisam focar em outros processos.

Qual o nível de maturidade de TI da sua empresa?

Há 4 níveis de maturidade que uma empresa pode ter quando o assunto é implementação e gestão de TI. Confira abaixo:

  1. TI Artesanal

Neste nível, a empresa ainda não possui uma estrutura bem definida e nem meios para conseguir mensurar os resultados e objetivos. O principal sintoma nesta fase é a falta de foco ou prioridade na execução das demandas recebidas.

  1. TI Reativo

Este é um modelo básico, com algum nível de estruturação genérico, mas sem um controle documentado dos seus processos. Como o próprio nome sugere, a equipe de TI fica à espera que algo aconteça (geralmente uma falha), para tomar uma ação. 

  1. TI Preventiva

Diferente do nível anterior, a preventiva já adota recursos e processos para evitar o surgimento de alguns problemas específicos na empresa, permitindo a entrega de um serviço mais alinhado às expectativas do negócio.

  1. TI Proativa 

Por fim, o nível proativo já está mais alinhado com as necessidades atuais do mercado e permite que o TI seja colocado como uma espinha dorsal nos processos e estrutura da empresa. 


Além de atuar preventivamente, este nível permite que todas as ferramentas utilizadas estejam voltadas para elevar os resultados da empresa.

Quais as principais vantagens de ter uma Consultoria de TI?

Não é preciso ir muito longe para perceber que a Consultoria de TI proporciona diversos benefícios. Listamos aqui os mais interessantes: 

  • Ajuda de um Expert

Os consultores de TI são profissionais altamente qualificados com foco em transmitir o seu conhecimento para outras pessoas. Isto fará com que outros profissionais da empresa aprendam e adotem as melhores práticas no dia a dia.

  • Custo-benefício


Ao contratar uma consultoria, as empresas ganham um excelente custo-benefício, visto que contarão com profissionais especializados em resolver problemas específicos, apenas por um determinado período.

  • Mais segurança


Identificar as vulnerabilidades e estabelecer protocolos de segurança ajudarão a manter a empresa mais segura, ainda mais quando lembramos que o Brasil foi o 5º país mais afetado por ataques cibernéticos em 2021

  • Aumento de Resultados

Ao contar com especialistas voltados para novas tecnologias, as empresas ganham com a possibilidade de contar com processos que ajudem a otimizar o seu negócio, desde um servidor de arquivos mais ágil, centralização de banco de dados, entre outros.

Como podemos perceber, as empresas que demoram para adequar os seus processos com as boas práticas no universo de TI, estão propensas a ficarem desatualizadas e, consequentemente, correm riscos não só financeiros, como também de segurança. 

Se gostou do assunto e ficou interessado numa solução que esteja ao seu alcance, saiba que aqui na LogAp oferecemos serviços de Consultoria de TI, com profissionais focados em desenvolver processos modernos e seguros para a rotina do seu negócio.

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

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