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Rotatividade em TI: 8 situações para evitar a perda de talentos profissionais

Escrito por LogAp

A rotatividade em TI é um sério problema para as empresas nos dias atuais. Com um déficit de, aproximadamente, 260 mil profissionais, os gestores veem talentos abandonando suas posições para ofertas mais tentadoras e, muitas vezes, irrecusáveis.

Mas existem muitos casos de rotatividade que podem ser evitados, desde que as situações que causam a saída de um profissional sejam conhecidas e evitadas.

Dito isso, separamos 8 problemas que fazem os profissionais de TI saírem de suas posições para buscar novas oportunidades no mercado. Continue lendo para conhecê-las e, na medida do possível, reduzir seus impactos.

1. Aquecimento do mercado

O mercado de TI está mais aquecido do que nunca. Com as empresas evoluindo tecnologicamente para entregar produtos e serviços melhores, é preciso mão de obra qualificada para que os resultados sejam possíveis.

E é justamente esse aquecimento que causa a alta rotatividade em TI. Como a oferta de profissionais ainda é baixa, as companhias precisam ir atrás de especialistas já empregados para, de alguma forma, tentar seduzi-los para uma mudança de empresa.

Com isso, fica cada vez mais difícil para empresas menores reterem seus talentos, visto que as grandes corporações podem oferecer remunerações e benefícios extremamente atrativos para conquistar o profissional.

2. Remuneração e benefícios abaixo do mercado

Ainda que exista a condição anterior, onde empresas pagam valores extraordinários para contratarem os melhores profissionais de TI, é importante saber que muitos negócios pagam abaixo do padrão do mercado.

Com isso, fica extremamente difícil impedir a rotatividade de pessoas em TI.

Portanto, ainda que seja difícil igualar salários e benefícios de grandes companhias, pelo menos a base precisa ser atendida. Ainda é importante considerar outros meios para segurar profissionais na empresa, como participação em ações, criação de um plano de carreira, distribuição de cargos de liderança etc.

3. Ausência de plano de carreira

A falta de um plano de carreira também reduz a fidelidade dos profissionais com seus empregadores. Sem um “mapa” de evolução, fica difícil para o especialista planejar seu futuro, e até mesmo definir metas para sua carreira.

Portanto, vale o esforço para desenhar um plano de carreira mínimo, que mostre quais são as condições a serem atendidas para que os colaboradores evoluam tecnicamente e financeiramente em suas carreiras. Isso é essencial para diminuir a rotatividade em TI. 

4. Ausência de feedback profissional

Outro ponto muito relevante para a atual geração é o feedback profissional, que são conversas estruturadas destinadas a avaliar e comunicar o desenvolvimento do colaborador.

Essas conversas são extremamente valiosas, quando bem feitas, por mostrar um cenário macro de desenvolvimento, possibilitando que o profissional corrija seus erros e mantenha a evolução do que funciona bem.

Então, seja no modelo quinzenal, mensal, semestral ou anual, o feedback precisa existir. E quanto maior a sua qualidade, mais benéfica ele será para o colaborador, que poderá se engajar mais na sua função e evoluir dentro da organização por um longo período.

5. Falta de Comunicação

A falta de comunicação no dia a dia empresarial é um grande problema, tanto na área de TI, mas na empresa como um todo. Avisos de última hora, falta de transparência, ausência de feedback — que já falamos anteriormente — atrapalham a permanência do colaborador na empresa.

Dito isso, é função dos líderes e gestores criarem e manterem um canal de comunicação aberto. Esse canal precisa ser de duas vias, ou seja, além da liderança se comunicar bem com os colaboradores, estes também precisam ter a capacidade de falar francamente com os líderes.

Apesar de não garantir a permanência na empresa, a boa comunicação vai ajudar a resolver problemas simples do dia a dia que culminam na saída do funcionário.

6. Falha de liderança

Os líderes, cada vez mais, têm papel importante na retenção de talentos de uma empresa. Ao agir como mentores ou mesmo guias para o desenvolvimento de colaboradores, os profissionais nessa posição precisam estar preparados para o desafio.

E esse preparo envolve a capacidade de ouvir liderados, resolver problemas, desenvolver habilidades em outros profissionais e, de forma geral, ser alguém que serve a sua equipe.

Ao ignorar esses objetivos, os líderes contribuem com a saída de talentos e ajudam a aumentar as estatísticas da rotatividade em TI. Então, se você é um líder e quer ajudar a reter talentos, tenha bem clara a sua posição e objetivos nessa função.

7. Falhas no processo de recrutamento

As falhas no processo de recrutamento também ajudam a aumentar a rotatividade de pessoas em TI. Nesse caso, recrutadores despreparados ou falhas no processo podem contribuir para a contratação de pessoas desalinhadas com a função e/ou perfil da empresa.

Portanto, é crucial ter a descrição da vaga bem escrita e alinhada com as expectativas da organização. A partir disso, é possível fazer um processo seletivo mais assertivo e que vá em busca de perfis adequados — e não atrás de qualquer profissional de TI.

8. Não adaptação a cultura organizacional

Por último, temos outro tópico muito relevante nos dias atuais, que é a adaptação a cultura organizacional. Nele, vemos muitos colaboradores deixando boas empresas por falta de alinhamento com o ambiente de trabalho.

E isso deixa evidente que não basta atender todos os tópicos que mencionamos anteriormente aqui para segurar um funcionário. Também é preciso que o ambiente dê as condições culturais para que o colaborador fique satisfeito ao estar na empresa.

Muitas vezes, uma boa cultura até compensa salários mais baixos e faz com que o colaborador continue se dedicando — apesar de não ser a situação ideal. Isso mostra que não é só a remuneração que importa para um profissional: ele também precisa se sentir acolhido e seguro onde dedica a maior parte do seu dia.

Rotatividade de TI: o outsourcing pode ser a solução

Ainda que seja extremamente desafiador reduzir a rotatividade na tecnologia da informação, existem alternativas para contornar suas consequências. Nesse caso, o outsourcing de TI pode ser uma boa solução.

E a LogAp pode ser a empresa parceira nesse momento. Com soluções desenvolvidas sob medida para a sua necessidade empresarial, temos a expertise necessária para fazer o seu projeto nascer e decolar.
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