Equipe no processo de DevOps

DevOps: Como funciona essa cultura de engenharia de software

Escrito por LogAp

O crescimento da automatização de processos e da utilização da tecnologia na solução de problemas fez a quantidade de sistemas, aplicações web e aplicativos mobile desenvolvidos aumentarem grandiosamente. Com isso, formatar um novo fluxo de trabalho mais proveitosos para integrar profissionais de desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança se tornou prioridade.  Assim surgiu o conjunto de seis práticas que alimentam a cultura DevOps.

A cultura DevOps tem como principal característica otimizar a comunicação entre os times e fazer com que tarefas executadas de forma isolada sejam feitas de forma mais coordenada, dinâmica e contínua.

 

Como funciona o ciclo de vida dos aplicativos

O ciclo de vida dos aplicativos passa por processos ajustáveis e automatizados dentro da cultura do DevOps. Saiba como o é possível tornar esses processos operacionais: 

 

Etapas do DevOAps

Fonte: AW School (www.awschool.com.br)

 

Planejamento

O primeiro passo do desenvolvimento de um sistema é a fase de planejamento. É nesta etapa que são descritos os requisitos e as funcionalidades que serão construídas naquele determinado projeto.

Quem segue a cultura DevOps começa a incluir elementos da metodologia ágil desde esse momento. São criadas listas de tarefas a serem cumpridas, quadros Kanban e ferramentas que tornam as equipes mais alinhadas e em constante comunicação.

Esse primeiro movimento de organização e comunicação segue acompanhando a equipe durante todo o processo.

 

Desenvolvimento

Quando chega a hora de partir para o trabalho técnico de fato, o DevOps fortalece o valor do trabalho com foco na comunicação e na transparência. É nesta etapa que a equipe de DevOps consegue realizar os testes, revisões e integrações de forma mais assertiva.

A utilização de ferramentas para automatizar processos e acelerar a produção, sem perder de vista a qualidade do trabalho, permite que o projeto tenha mais fluidez.

Com etapas de desenvolvimento mais alinhadas, a velocidade de produção aumenta e fica possível realizar novos lançamentos em menos tempo.

 

Entrega

A etapa das entregas chega quando o sistema que está sendo desenvolvido alcançou um ambiente de produção mais robusto, seguro e aplicável. Para as equipes DevOps esse momento serve para aprovar a solução que está sendo criada.

Nessa fase é possível perceber que os processos ganham o potencial de se tornar escaláveis e mais bem controlados para quem desenvolve no modelo DevOps.

 

Operação

A fase de operação engloba as funções de monitoramento e correção de bugs antes que a experiência do usuário seja comprometida. A equipe DevOps trabalha de forma preventiva, afinal, as etapas anteriores foram criadas em um ambiente de desenvolvimento seguro e amplamente testado.

No modelo de desenvolvimento de projetos de sistemas DevOps, as eventuais falhas podem acontecer, mas faz parte da cultura dar um retorno rápido e eficiente para o cliente, afinal, toda a equipe está mergulhada no processo e já passou por diversas etapas trocando informações e conhecimento sobre o produto.

Para que os desenvolvedores tenham mais controle sobre o progresso do projeto e os administradores do sistema possam compreender melhor as etapas de desenvolvimento dos aplicativos e soluções, o DevOps funciona como um comunicador estruturado.

O projeto de desenvolvimento de um sistema novo, ou da otimização de alguma funcionalidade, passa por etapas chamadas de ciclo de vida. Em cada uma das etapas está contemplada uma determinada tarefa que pode levar mais ou menos tempo da equipe de desenvolvimento.

 

Ciclos de desenvolvimento dentro da prática DevOps

Cada uma dessas etapas compreende uma determinada quantidade de horas de desenvolvimento, integração, teste, implantação e gerenciamento da infraestrutura rodando para entrega final. Depois deste ciclo ainda existe o acompanhamento pós entrega para os ajustes necessários.

Quando as equipes colocam em prática o modelo DevOps esse ciclo de vida dos sistemas tem a participação de quem está programando e de quem está na outra ponta, a equipe de infraestrutura.

Esse trabalho em conjunto resulta em ciclos menores e melhor otimizados; maior frequência de implantação; entregas mais seguras e alinhadas com os objetivos do negócio do cliente que contratou o desenvolvimento daquele sistema.

Na prática, os processos passam a ser mais transparentes. Os desenvolvedores do sistema ganham mais controle sobre os códigos que estão sendo criados, e o operacional do sistema acompanha e enxerga o que está sendo desenvolvido podendo participar de forma mais próxima, incluindo feedbacks quando necessário para que o sistema vá se ajustando durante o desenvolvimento.

 

DevOps aplicado ao ciclo de vida dos aplicativos

Existem algumas práticas no ciclo de vida dos aplicativos que conduzem o desenvolvimento de forma mais acelerada, automatizada e que contribui para o desenvolvimento constante do DevOps. Essas formas de trabalhar incluem:

 

CI/CD (Integração Contínua e Entrega Contínua)

A Integração Contínua (CI) é uma prática que leva os desenvolvedores a realizarem alterações de código de forma automatizada sem alterar o código principal.

Por sua vez, a Entrega Contínua (CD) realiza a implantação de forma automatizada e com uma frequência determinada a cada nova versão do sistema que está em produção com objetivo de tornar as atualizações mais frequentes.

Rodar o CI/CD de forma paralela é buscar melhores resultados em todas as etapas entre a confirmação do código que está sendo desenvolvido.

 

Controle de versão

O Controle de versão permite que os desenvolvedores acompanhem as revisões e o histórico do que foi alterado com objetivo de facilitar a análise e a possível recuperação de alguma parte do código que precisa ser revisada.

Enxergar o sistema com os códigos mesclados dentro do mesmo arquivo torna as mudanças mais otimizadas e permite que mais de uma pessoa possa mexer ao mesmo tempo no sistema.

 

Desenvolvimento de software Agile

A prática de DevOps que inclui o Agile trata de uma abordagem de desenvolvimento que ressalta o trabalho em equipe e a participação do cliente e do usuário durante os processos de desenvolvimento.

Quando as equipes desenvolvem de forma ágil o foco está no aprimoramento e nas mudanças em busca da adaptação do sistema para atingir as expectativas em relação ao que está sendo desenvolvido.

 

Infraestrutura como código

Essa prática permite que o sistema seja implantado de forma confiável, controlada e de forma repetida pois oferece os recursos necessários para que o sistema seja apresentado de forma descritiva e gerenciável pelas equipes.

Dentro da Infraestrutura como código a automatização está presente reduzindo o risco de uma uma falha humana, tornando o processo mais otimizado e seguro.

 

Gerenciamento de configuração 

Essa prática de Gerenciamento de configuração atua de forma paralela com a Infraestrutura como Código.

Esse gerenciamento está alinhado com os recursos de sistema, servidores, banco de dados e máquinas virtuais.

 

Monitoramento contínuo 

Para completar as práticas de DevOps aplicado ao ciclo de vida dos aplicativos é indispensável reformar a importância do Monitoramento contínuo.

Ele significa que a equipe tem, em tempo real, uma visibilidade total sobre o desempenho do que está sendo executado no sistema.

Isso inclui utilizar alertas para determinadas condições que vão deixar a equipe preparada para lidar com qualquer tipo de intercorrência.

Manter o time DevOps na prática de Monitoramento Contínuo é uma grande sacada para mitigar problemas e encontrar soluções o mais rápido possível!

 

Por que escolher o DevOps para desenvolver sistemas?

Integrar equipes de infraestrutura e tecnologia pela metodologia DevOps é uma decisão estratégica. Assim como outros frameworks que usam as cultura Agile, conduzir os times de desenvolvimento de soluções com essa estrutura é buscar melhores práticas de comunicação, integração e consecutivamente entregas de mais valor para o cliente.

Porém, essa decisão é uma questão de cultura da empresa. Quando já existem práticas da Metodologia Ágil em andamento, escolher o DevOps será um caminho naturalmente instituído pelo time.

Quer saber mais sobre como conduzir sua equipe pelo conjunto de práticas ágeis? Converse com nosso time de desenvolvimento de soluções e saiba por onde começar.

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.