O cloud computing tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, oferecendo uma ampla gama de vantagens para as empresas, incluindo flexibilidade, escalabilidade e eficiência de custos.
Desde soluções de armazenamento de dados até inteligência artificial, as opções de nuvem são praticamente infinitas. Além disso, o acesso a esses serviços pode ser feito de qualquer lugar, o que permite uma maior mobilidade e colaboração para as equipes de trabalho.
Quer saber o que é cloud computing e como ele beneficia as empresas? Então, continue lendo até o final do texto.
O que é cloud computing?
O Cloud Computing é um modelo de computação em que recursos de hardware e software são fornecidos como serviços pela internet, sem a necessidade de instalação ou manutenção de equipamentos próprios.
Na prática, isso significa que as empresas podem acessar aplicações, armazenamento de dados e outros recursos por meio da internet, sem se preocupar com a infraestrutura por trás disso.
Benefícios do cloud computing
O cloud computing é uma área em constante expansão, apesar de já ser consolidada em muitas empresas ao redor do planeta. Como as possibilidades são grandes — e o avanço da tecnologia nem sempre é rápido —, muitos negócios ainda vão conhecer o poder da computação em nuvem.
Mas, enfim, quais são os principais benefícios dessa tecnologia? Vamos conhecê-los:
1. Flexibilidade
A flexibilidade é um dos itens mais importantes do cloud computing, pois permite o acesso aos aplicativos e dados de qualquer lugar, através de conexão com a internet. Isso significa que você pode trabalhar a partir de casa, de um café ou de qualquer outro lugar do planeta.
Por sinal, o crescimento do trabalho remoto e a globalização de muitos negócios de T.I. só foi possível por essa capacidade que a nuvem traz.
2. Escalabilidade
Escalabilidade é a capacidade de adicionar ou remover recursos de acordo com as necessidades de armazenamento ou processamento.
Isso vai eliminar a necessidade de investir em estrutura (servidores, espaço e pessoal especializado) para aumentar a capacidade do seu sistema. Dessa forma, os custos com cloud podem ser otimizados para gastar, apenas, com aquilo que está sendo utilizado.
3. Economia de custos
Como falamos previamente, uma das vantagens do cloud computing também ocorre na parte financeira, pois ele evita investimentos em hardware e software caros, já que o fornecedor de nuvem oferece os recursos, normalmente, por meio de assinatura.
Um exemplo disso é o Dropbox ou Google Drive, que oferecem serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos de forma eficiente e sem requisitos especiais, além da própria conexão com a internet.
4. Segurança
As empresas de nuvem investem muito em cibersegurança para proteger os dados dos clientes, oferecendo backups e recuperação de dados sem muita complicação.
É verdade que um sistema baseado em nuvem pode apresentar falhas, mas, no geral, eles são bem robustos e dignos de confiança por parte de quem os administra. E esse é um dos benefícios da computação em nuvem.
5. Colaboração
O cloud computing permite que equipes colaborem em projetos e compartilhem arquivos de forma fácil e eficiente. E o mais interessante é que isso pode ser feito em tempo real, como alguns softwares, como o Miro, faz de forma magistral.
Essa funcionalidade é o que aproxima equipes remotas e libera a criatividade dos profissionais para criarem, em conjunto, produtos e serviços incríveis.
6. Atualizações automáticas
As atualizações de software e hardware são feitas automaticamente pelo fornecedor do sistema em nuvem, então os usuários não precisam nem se preocupar com isso. Evoluções de segurança, melhorias no software e qualquer outra mudança significativa é realizada sem que os usuários percebam.
E mesmo quando alguma funcionalidade crítica é planejada, ela pode ser restrita para um grupo seleto de usuários. Assim, só após a validação da nova versão, é que toda a base pode receber as novidades com segurança.
7. Recuperação de desastres
Outro item importante é a recuperação de desastres, também chamada de disaster recovery. Ele garante a recuperação de dados em caso de imprevistos, como incêndios, falhas de energia ou mesmo quando algum equipamento deixa de funcionar.
Esse item é crucial no mundo cloud e, mais uma vez, garante que o serviço seja robusto o suficiente para se tornar mais competitivo do que os tradicionais servidores físicos e alocados nas organizações.
Exemplos de cloud computing
Apesar de ser difícil selecionar os principais exemplos de cloud computing existentes, separamos 8 opções para você entender quão diverso pode ser esse mundo. Desde serviços de entretenimento até armazenamento de dados, são muitas as soluções que apostam na tecnologia:
- Amazon Web Services (AWS): fornece uma ampla gama de serviços, incluindo armazenamento de dados, processamento de dados, análise, inteligência artificial, entre outros;
- Microsoft Azure: oferece soluções de nuvem para aplicativos e serviços empresariais, incluindo análise, banco de dados, armazenamento e desenvolvimento de aplicativos;
- Google Cloud Platform: oferece uma ampla gama de serviços de nuvem, incluindo armazenamento de dados, processamento de dados, inteligência artificial etc;
- Salesforce: software de CRM que oferece soluções para gerenciamento de relacionamento com clientes, incluindo automação de vendas, gerenciamento de leads, entre outros;
- Dropbox: serviço de armazenamento de arquivos na nuvem que permite que os usuários compartilhem e acessem arquivos de qualquer lugar com uma conexão à Internet;
- Slack: software de comunicação empresarial que permite que os usuários troquem mensagens, compartilhem arquivos e realizem videoconferências em um único local;
- Zoom: plataforma de videoconferência que permite que os usuários realizem reuniões remotas, compartilhem tela e realizem chamadas de áudio em tempo real;
- Spotify: serviço de streaming de música que permite que os usuários acessem uma vasta biblioteca de música e podcasts na nuvem a partir de celulares, computadores, televisões, assistentes virtuais e uma série de dispositivos inteligentes.
Gostou de saber o que é cloud computing e seus benefícios para empresas? Então, aproveite para ler: Inovação aberta e fechada: conceito, diferenças e benefícios de cada modelo