Indústrias inteligentes e que dependem, cada vez menos, da interferência dos seres humanos já são realidade em alguns países, mas ainda estão longe de ser a grande maioria em operação do planeta.
Se você já ouviu falar da Indústria 4.0, deve imaginar os desafios que estão por trás do conceito, principalmente por envolver tanta tecnologia avançada.
E como anda o Brasil nesse sentido? Estamos prontos ou ainda caminhamos de forma devagar para modernizar as fábricas e gerar resultados expressivos?
Respondemos essas e outras questões no conteúdo abaixo, onde vamos falar de transformação digital na Indústria 4.0, entendendo o cenário, os desafios e, principalmente, como evoluir nesse conceito tão atual.
Boa leitura!
O cenário da Indústria 4.0 no Brasil
Apesar de ser um conceito muito falado pelo mercado, a realidade é que o cenário da Indústria 4.0 ainda é muito incipiente em nosso país.
Isso pode ser visto em um estudo recente da KPMG, que apurou um baixo nível de maturidade — segundo os 6 estágios propostos por empresas em conjunto com a Academia Nacional de Ciências e Engenharia (ACATECH).
Nesse conceito, e com base em pesquisas com executivos brasileiros, a indústria brasileira ainda luta para se posicionar no conceito da indústria 3.0. Apesar do processo de digitalização — primeiro estágio apresentado na imagem acima — ser satisfatório, as empresas pecam em conectividade (estágio 2) e também nos estágios posteriores.
No entanto, os pesquisados também mostram muita esperança e entendem que a evolução é questão de tempo, já que empresas ao redor do mundo também compartilham o cenário e, urgentemente, desejam deixá-lo o quanto antes.
Dado o rápido contexto do Brasil com a tecnologia, vamos conhecer os principais desafios da transformação digital na indústria 4.0?
Transformação digital na indústria 4.0: quais são os 3 principais desafios do crescimento
É verdade que as empresas que apostam em alguns dos conceitos da Indústria 4.0 já colhem resultados surpreendentes. Falamos disso nos dois artigos abaixo:
- Engenharia de alienação e sistema ALIEN: como a LogAp desenvolveu uma solução personalizada para a CHESF
- Software sob medida desenvolvido pela LogAp: solução ajuda mais de 213 mil trabalhadores rurais
Mas essas são exceções no Brasil, visto que existem 3 desafios importantes que freiam a evolução do conceito. Vamos conhecê-los na sequência:
1. Falta mão de obra qualificada
Que a tecnologia é um dos pilares da indústria 4.0 nós já sabemos. Com base nisso, podemos entender o primeiro dos desafios da modernização das indústrias brasileiras, visto que a falta de profissionais é um tema recorrente no país e fora dele.
Ano após ano vemos notícias mostrarem que o abismo só aumenta. Então, seja na Indústria 4.0, ou fora dela, temos um grande problema para as empresas resolverem, que é a atração e retenção de especialistas tecnológicos.
2. Conhecimento técnico
E mesmo quando o profissional é encontrado, temos outro grande desafio para superar: a falta de conhecimento técnico na área.
Nesse sentido, estamos falando de profissionais capacitados para atuar com as principais tecnologias na área. Internet das Coisas, Big Data e Computação em Nuvem, por exemplo, são universos carentes de especialistas.
Com isso, as empresas precisam encontrar, reter e, em boa parte do tempo, desenvolver os escassos profissionais para poderem evoluir. E isso custa muitos recursos, além de comprometer a evolução da indústria.
3. Acesso às novas tecnologias
Por último, temos um desafio que vai além do quadro de colaboradores, onde vemos um acesso limitado às novas tecnologias.
Aqui, vemos empresas que não conseguem pagar pelas últimas novidades tecnológicas em máquinas, softwares e equipamentos de última geração. Assim, a falta de acesso às novas tecnologias também impede que as companhias “surfem” a onda da Indústria 4.0 como deveriam.
Só para constar, listamos as principais tecnologias usadas na indústria 4.0:
- Internet das Coisas (IoT)
- Big Data / Analytics
- Robótica autônoma
- Simulação Digital (Digital Twins)
- Computação em nuvem
- Cybersecurity
- Manufatura aditiva (Impressão 3D)
- Realidade Aumentada
- Integração (horizontal e vertical) de Sistemas
Como vemos, a lista é grande e impacta diretamente no desafio de abraçar a Indústria 4.0 pra valer.
Qual é a forma mais simples para reverter o cenário atual?
Em muitos dos casos acima, é possível implementar tecnologias de Transformação Digital na indústria 4.0 por meio de soluções em software (Big Data, Data Analytics, Computação em Nuvem) e IoT (sensores e alarmes na indústria) para transformar os dados em ativos reais.
Para isso, é preciso que profissionais experientes executem o projeto do início ao fim, entendendo as necessidades, desenhando o escopo e transformando as necessidades em soluções práticas para o dia a dia.
Nesse sentido, a LogAp possui um dos times mais experientes em todo o Brasil, contando com profissionais capacitados em trabalhar com empresas e desafios de todos os tamanhos, sempre em busca de soluções sob medida na resolução de problemas.
Portanto, se a tecnologia é um problema para a sua empresa, não deixe de entrar em contato com a gente. Traga seu desafio para nós hoje mesmo.