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Feedback empresarial: o que é, como fazer e 4 tipos para aplicar e evoluir a equipe

Escrito por LogAp

O feedback empresarial é uma ferramenta incrível de desenvolvimento profissional. De forma estruturada, transparente e assertiva, é possível ajudar ativamente na evolução de colaboradores, sejam líderes, gestores ou especialistas da área.

Na prática, o feedback pode ser um divisor de águas para alguns profissionais. Se bem realizado, a análise do desempenho profissional será um combustível importante para o colaborador. Mas, quando negligenciado, pode ser o estopim para a rescisão do relacionamento.

Sabendo disso, preparamos um conteúdo para mostrar o que é o feedback empresarial, as melhores práticas para fazê-lo, além de 4 tipos que você precisa conhecer para evitar os erros do processo. Boa leitura!

 

Afinal, o que é feedback?

O feedback é uma ferramenta de gestão para potencializar as habilidades de um profissional. Seja para mostrar os pontos fortes ou, da mesma maneira, para mostrar as possibilidades de melhoria, o feedback empresarial é essencial no desenvolvimento de gestores, líderes e demais colaboradores.

No entanto, ele também pode ser uma grande dor de cabeça para uma organização. Se for realizado de forma desestruturada, o feedback pode causar um efeito de repulsão no profissional e, assim, comprometer sua continuidade na companhia.

Então, para não cometer erros e/ou injustiças nessa etapa, separamos 4 tipos de feedback existentes. Lembre-se que tão importante quanto a regularidade de aplicação é a qualidade de retorno que a empresa oferece ao profissional.

Sendo assim, vamos conferir em seguida. Continue lendo!

 

4 tipos de feedback empresarial

Antes de abordarmos os 4 tipos de feedback empresarial, precisamos reforçar que essa técnica precisa ser aplicada de forma regular e estruturada. Isso vai ajudar no processo de evolução profissional, pois o conhecimento sobre os pontos positivos e negativos agirão como uma bússola ao colaborador.

Dito isso, vamos entender quais são tipos de feedback que você pode aplicar:

 

1. Feedback positivo

A principal característica do feedback empresarial positivo é reforçar uma ação ou comportamento benéficos do colaborador. Isso é importante para o profissional manter o seu ponto de destaque e, assim, continuar evoluindo profissionalmente.

Se queremos que um colaborador mantenha a proatividade, por exemplo, podemos destacar isso em seu feedback. Com o ponto positivo mencionado, o profissional — possivelmente — vai ter um combustível extra para manter a situação.

Portanto, elogios sinceros e transparentes são extremamente recomendados no processo de feedback. Faça bom uso deles!

 

2. Feedback corretivo

O feedback corretivo é o oposto do positivo, pois tem como finalidade corrigir uma situação ou reverter um ponto de deficiência. É uma forma de desenvolver o colaborador de modo profissional e, principalmente, eficiente.

E esse tipo é tão importante quando o feedback positivo. Por isso, não deve ser tratado como um meio de punir o colaborador por algum mau comportamento. De fato, é preciso deixar claro que a correção tem como propósito causar uma evolução e não uma desmotivação profissional.

 

3. Feedback insignificante

Da mesma forma que existem feedbacks positivos e corretivos, também existem feedbacks neutros, que, na prática, não ajudam as partes envolvidas no processo. Esse tipo de feedback é conhecido como insignificante e deve ser abolido da sua empresa.

Quando negligenciamos o processo de feedback, e não ajudamos o profissional a evoluir, estamos causando danos — muitas vezes irreparáveis — na relação entre colaborador e empresa. 

Portanto, se a proposta é oferecer uma conversa sincera e que permita a evolução profissional, ela precisa ser entregue da melhor maneira possível. Assim, se for necessário elogiar, o faça, e se for necessário corrigir, deixe esse ponto bem claro. 

Mas nunca leve um feedback insignificante — e que não agregue absolutamente nada — ao profissional.

 

4. Feedback ofensivo

Por último, em nossa lista com 4 tipos de feedback empresarial, temos o feedback ofensivo, que é a pior maneira de comunicar uma pessoa sobre seus pontos de melhoria. 

Isso ocorre pelo jeito que o feedback ofensivo acontece, apontando erros que desvalorizam e desqualificam o profissional, além de demonstrar pouco respeito na relação entre pessoas.

Desse modo, o feedback ofensivo — tal como o insignificante — deve ser evitado completamente no dia a dia empresarial. E essa ênfase é importante por muitos gestores e líderes — ainda — fazerem uso da prática no dia a dia da empresa.

 

Como dar um bom feedback (técnica do hambúrguer)

Agora que falamos sobre os 4 tipos de feedbacks empresariais existentes, vamos abordar uma técnica de como dar um bom feedback. Esse modelo é conhecido como técnica do hambúrguer e, basicamente, se divide em 3 partes:

 

Parte 1, feedback positivo: nessa primeira parte, a conversa deve sempre começar com um elogio. Valorize o profissional e faça elogios sinceros sobre suas competências e habilidades;

Parte 2, feedback corretivo: uma vez que o elogio tenha despertado bons sentimentos no colaborador, é hora de apontar os pontos de melhoria. Nessa hora, seja transparente e direto, mas sempre mantenha o respeito pela pessoa, que estará muito mais aberta para ouvir críticas e absorver as informações;

Parte 3, feedback positivo: finalize a técnica do hambúrguer com mais elogios e exaltações sobre as qualidades do profissional. Com isso, ele sairá mais preparado e motivado para melhorar os pontos negativos, o que será excelente para todas as partes envolvidas.

Feedback empresarial entre duas pessoas

Saiba mais sobre o feedback hambúrguer: Feedback Sanduíche – Minuto Educação #155

Apesar de não ser a única técnica de como dar um bom feedback, o modelo do hambúrguer — construído em camadas — é muito eficaz. Portanto, aplique-o em seus liderados para construir uma equipe de alto desempenho e pronta para encarar os desafios de negócio.

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