Cada vez mais a tecnologia evolui de forma veloz e, até certo ponto, inesperada. No final de 2022 vimos como o ChatGPT foi uma das inovações mais interessantes, com discussões acaloradas sobre seu impacto em algumas profissões.
Mas, apesar de receber muita atenção da mídia nos meses passados, existem tecnologias extremamente promissoras para este ano — e um breve futuro.
Quer conhecer as tendências da tecnologia para 2023? Confira 7 itens que separamos para ficar de olho e acompanhar como será seu impacto no mercado.
1. chatGPT
Uma das redes neurais de linguagem mais avançadas disponíveis atualmente, com 175 mil milhões de parâmetros, o chatGPT é capaz de gerar texto humanizado e realizar tarefas de processamento de linguagem natural, como tradução automática, resumo de texto e geração de respostas a perguntas.
Mesmo com suas limitações já é possível compreender o potencial da tecnologia, que poderá ser muito útil para criadores de conteúdo, desenvolvedores de software, marketeiros e “trabalhadores do conhecimento”.
2. Datafication
Outra tendência tecnológica para 2023 é o datafication, processo de transformar dados não estruturados, como texto, áudio e vídeo, em dados estruturados que podem ser facilmente processados e analisados por computadores.
Isso inclui técnicas como extração de metadados, reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Na prática, o objetivo da datafication é transformar informações não estruturadas em dados que possam ser usados para tomar decisões e automatizar processos.
Leia também: Big Data na Indústria 4.0: 3 exemplos reais de uso e outras possibilidades
3. Digital Twin
Mais uma tecnologia que merece atenção, o Digital Twin permite criar modelos virtuais de sistemas físicos reais. Esses modelos virtuais são criados usando dados de sensores e outras fontes de informação, e podem ser usados para simular e prever o comportamento dos sistemas físicos reais.
Esses modelos permitem que os engenheiros e outros profissionais visualizem e analisem como os sistemas estão funcionando, além de identificar problemas potenciais e testar soluções antes de implementá-las no mundo real.
4. Genomics
Genomics é outra tecnologia bastante promissora e interdisciplinar que envolve a biologia, a informática, a estatística e a engenharia.
Ela tem muitas aplicações práticas, incluindo a identificação de genes relacionados a doenças, o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias gênicas, a melhoria de plantas e animais para fins agrícolas.
Também é possível aplicar a personalização de tratamentos médicos baseados na genética individual. Além disso, a genômica também tem um papel importante na biotecnologia, na medicina de precisão e na evolução humana como um todo.
5. Adaptive AI
Nossa antepenúltima tendência de tecnologia para 2023 é a Adaptive AI que, na prática, é um tipo de inteligência artificial que se ajusta continuamente de acordo com as novas informações e condições de onde está sendo aplicada.
Diferentemente da Inteligência Artificial tradicional, que é programada para funcionar de maneira fixa e estática, a IA adaptativa é capaz de aprender e se ajustar dinamicamente ao longo do tempo.
Assim, ela pode melhorar seu desempenho e a precisão de suas previsões à medida que recebe novos dados e feedback, sendo muito útil para sistemas de recomendação, sistemas de controle automatizado, sistemas de detecção de fraude e sistemas de diagnóstico médico.
6. Industry Cloud Platforms
As Industry Cloud Platforms, como o nome sugere, são plataformas de nuvem específicas para setores que fornecem soluções tecnológicas personalizadas para atender às necessidades específicas de um setor industrial.
Elas fornecem uma variedade de serviços, como processamento de dados, armazenamento, segurança e inteligência artificial, além de ferramentas e aplicativos específicos para setores como finanças, saúde, indústria, manufatura, varejo e muitos outros.
Desta forma, são escaláveis, flexíveis e seguras, e atuam com uma forma de acelerar a transformação digital das empresas, aumentando a eficiência, reduzindo custos e aumentando a competitividade geral da companhia.
7. 5G
O 5G é uma grata realidade que já está em operação em alguns países e cidades do brasileiras. A tecnologia — uma evolução natural das redes móveis anteriores — foi projetada para oferecer velocidades de rede mais rápidas, maior capacidade e menor latência.
Essa menor latência possibilita um tempo de resposta extremamente baixo, o que se desdobra em novos usos e aplicações, como carros autônomos, Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, e muito mais.
Portanto, o 5G é considerado um dos principais motores para aumentar a eficiência e capacidade de conectividade, permitindo aplicações e serviços inovadores e transformando setores como a saúde, indústria, transporte etc.
Todas as tendências da tecnologia para 2023 vão vingar?
É difícil dizer, mas sabemos que muitos dos itens apresentados aqui tem um imenso potencial para deslanchar em 2023 e além.
O 5G já é uma grata realidade, restando apenas estar disponível em mais locais, mas acreditamos que o chatGPT, Adaptive AI e Datafication também tem um bom potencial de se destacar durante o ano.
Quanto ao resto, possivelmente veremos um crescimento contínuo nos próximos meses, ainda que não ganhem os mesmos holofotes das tecnologias citadas anteriormente. Ainda assim, sabemos que existe muito potencial nessas inovações e é questão de tempo para elas ajudarem na transformação da nossa realidade.
Gostou do texto? Aproveite também para ler: Retrospectiva da tecnologia de 2022: confira a análise de 6 tendências promissoras