As tendências tecnológicas de 2024 estão impulsionando uma transformação digital em todos os setores da economia. À medida que essas tendências se desenvolvem, é importante que as organizações estejam preparadas para se adaptar e aproveitar as oportunidades que elas oferecem.
De acordo com um estudo da IDC, o mercado global de tecnologia deve crescer 11,5% em 2024, atingindo US$ 1,7 trilhão. O estudo também prevê que a inteligência artificial será a principal força motriz desse crescimento, representando 24% do mercado global de tecnologia em 2024.
Esses dados mostram que a tecnologia está se tornando cada vez mais importante para as empresas e sociedade como um todo. As tendências para 2024 são um reflexo dessa importância crescente, e as organizações que não se adaptarem a essas tendências podem ficar para trás.
Quer conhecer 6 tendências de tecnologia para 2024? Então, continue lendo até o final!
Principais tendências da tecnologia para 2024?
Sem muita demora, vamos conhecer as 6 tendências que chamaram nossa atenção e podem ganhar muita tração em 2024:
1. Inteligência artificial generativa democratizada
A inteligência artificial generativa está se democratizando pela união de modelos massivamente pré-treinados, como a computação em nuvem e o código aberto, tornando estes modelos acessíveis para pessoas em todo o mundo.
Isso pode envolver o desenvolvimento de ferramentas amigáveis para não especialistas, a criação de plataformas que permitam a participação de uma comunidade diversificada na geração de conteúdo ou a implementação de políticas que promovam o uso ético e igualitário da IA generativa.
Essa abordagem busca evitar a concentração excessiva de poder e habilidades nas mãos de poucos e promover o benefício coletivo.
2. Gerenciamento de confiança, risco e segurança de IA
À medida que a IA se torna mais difundida, é importante garantir sua confiança, segurança e risco. Isso inclui o desenvolvimento de processos e ferramentas para garantir que a IA seja usada de forma responsável e ética.
Como pilares desse conceito, podemos considerar:
- Transparência: envolve a compreensão clara de como um sistema de IA toma decisões, o que pode incluir a divulgação de algoritmos, fontes de dados e processos de treinamento;
- Explicabilidade: refere-se à capacidade de explicar as decisões tomadas pelo modelo de IA de uma maneira compreensível para os usuários humanos;
- Avaliação de Risco: consiste em identificar e avaliar os possíveis riscos associados à implementação e uso de sistemas de IA, sejam éticos, sociais, legais, técnicos e outros;
- Mitigação de riscos: envolvem estratégias e medidas para reduzir ou eliminar os riscos identificados, com revisões éticas e técnicas contínuas, e a criação de políticas e regulamentações apropriadas;
- Segurança de dados: envolve garantir que os dados utilizados pelos modelos de IA sejam protegidos contra acessos não autorizados, manipulação maliciosa ou vazamentos;
- Segurança do modelo: diz respeito à proteção dos modelos de IA contra ataques adversários, garantindo que não sejam manipulados para produzir resultados indesejados;
- Considerações Éticas: é a análise das implicações éticas das decisões tomadas pelos sistemas de IA, com considerações sobre justiça, equidade e impacto social;
- Conformidade Regulatória: visa garantir que os sistemas de IA atendam a requisitos legais e regulatórios aplicáveis;
3. Desenvolvimento aumentado por IA
A IA está sendo usada para automatizar tarefas de desenvolvimento de software, como teste, depuração e codificação. Isso está levando a um aumento na produtividade e na qualidade do software.
Essa abordagem visa fornecer ferramentas e assistência que capacitam os profissionais de desenvolvimento a realizar suas tarefas de maneira mais eficaz, ajudando em tarefas repetitivas, tomada de decisões, análise de código, colaboração facilitada, entre outros benefícios.
Leia também: 6 aplicações práticas do ChatGPT no desenvolvimento de software
4. Aplicações inteligentes
Como tendências da tecnologia em 2024 também temos aplicativos que usam IA para fornecer experiências mais personalizadas e relevantes para os usuários. Isso pode incluir recomendações de produtos, personalização de conteúdo e previsão de tendências.
Atualmente, já vemos uma grande mudança nesse item, com empresas se adequando rapidamente aos benefícios e acessibilidade da IA.
5. Máquinas como clientes
As máquinas estão se tornando cada vez mais sofisticadas e capazes de realizar tarefas que antes eram exclusivas dos humanos. Isso está levando a uma nova classe de clientes, as máquinas como clientes (MaaS).
Alguns exemplos deste conceito incluem:
- Dispositivos conectados, como smartphones, tablets e dispositivos inteligentes domésticos;
- Robôs, que são usados em uma variedade de aplicações, como manufatura, logística e assistência médica;
- Veículos autônomos, que estão se tornando cada vez mais comuns nas estradas
Assim, a ideia é oferecer recursos que satisfaçam, primariamente, as máquinas em vez dos seres humanos — apesar do benefício concreto atingir toda a humanidade.
6. Tecnologia sustentável
As organizações estão sendo pressionadas a reduzir seu impacto ambiental. A tecnologia sustentável é uma tecnologia que ajuda as organizações a reduzir seu consumo de energia, água e recursos.
Isso é importante por uma série de motivos, que envolvem:
- Preservar os recursos naturais;
- Reduzir o impacto das mudanças climáticas;
- Conservar a biodiversidade;
- Criar um legado positivo;
- Manter a estabilidade econômica.
Na prática, as empresas querem ajudar a garantir um futuro para a humanidade, onde o trabalho possa ser executado e elas possam continuar existindo. Não é uma questão de altruísmo empresarial, mas sim de necessidade para que exista um futuro onde elas operem.
Em resumo
Como podemos ver, as tendências tecnologias estão cada vez mais alinhadas com a preocupação de como a sociedade será impactada pelas inovações. Muito mais do que entregar software ou hardware potente, as empresas estão conversando para desenvolver uma tecnologia benéfica para as pessoas.
Ainda que não seja uma tarefa simples prever o futuro, é importante ter mecanismos para que as novidades não tragam consequências negativas para nós, seres humanos.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler: Transformação digital na indústria 4.0: cenário, desafios e como evoluir nesse conceito