Encerra-se o ano de 2022 e com ele temos a oportunidade de avaliar como a tecnologia evoluiu. Foram muitas as possibilidades de evolução, mas será que todas se mostraram úteis?
NFTs, Metaverso, 5G, Blockchain, Inteligência Artificial e Internet das Coisas se mostraram promissores e geraram muita atenção durante o ano. Em alguns casos, houve muita descrença em relação à finalidade, mas muita coisa evoluiu e se mostrou útil.
Sendo assim, vamos ver como cada uma dessas promessas se comportou durante o ano. Seja muito bem-vindo e bem-vinda à retrospectiva da tecnologia de 2022 da LogAp.
Boa leitura!
1. NFTs
Os NFTs são o nosso primeiro destaque da retrospectiva da tecnologia de 2022. Com uma forte ascensão no final de 2021, sua proposta foi perdendo força com a mesma velocidade e, praticamente, ficou esquecido pelo restante de 2022.
Entre os famosos, ele foi um assunto bem badalado. Neymar Jr. foi um dos que apostaram na ideia, comprando NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club por mais de 6 milhões de reais, mas vendo o valor deteriorar mais de 85% em menos de um ano.
Ainda que tenham aplicações interessantes, os NFTs se mostraram, em sua maioria, como supérfluos sem muita praticidade no dia a dia. De “obras de arte” até jogos para computador, é certo que os tokens não-fungíveis precisarão se reinventar para ressurgir no futuro.
2. Metaverso
O Metaverso surgiu como uma proposta da empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, e fez muito barulho no mercado.
Com uma nova proposta de transformar a experiência do mundo virtual, oferecendo uma possibilidade de interação sem igual, a empresa pretende levar a tecnologia para todo o planeta — com apoio de grandes marcas, como Nike, Balenciaga, TIM e Lojas Renner.
Mas, diferentemente dos NFTs, que perdeu muita força durante 2022, o Metaverso ainda é um assunto em construção e que tem grandes chances de vingar em um futuro próximo.
3. 5G
Olhando para a retrospectiva da tecnologia de 2022, temos o 5G como uma das opções mais promissoras em relação à adoção.
Implementada na Coreia do Sul desde 2021, a tecnologia se mostrou uma substituta natural para as redes atuais e mais do que isso: tem a difícil missão de impactar positivamente o modo como nos comunicamos e interagimos na internet.
Isso porque a tecnologia 5G promete acabar com barreiras de velocidade e latência. Assim, dispositivos inteligentes, como Alexa, Siri e assistentes por voz, além de dispositivos IoT, poderão operar sem restrições.
Estamos ansiosos para ver.
Leia também: Internet das Coisas nas empresas: benefícios, exemplos e case de sucesso no mercado
4. Blockchain
Apesar da queda acentuada das criptomoedas em 2021 e 2022, a tecnologia Blockchain ainda se mantém firme e com sua proposta de trabalho praticamente intacta.
Como sua aplicação vai muito além das moedas virtuais como Bitcoin e Ether, o Blockchain resiste sendo uma ótima alternativa para revolucionar o setor logístico, financeiro e até de construção civil.
Portanto, 2022 foi um ano bem especial para essa tecnologia, ainda que o mundo cripto não tenha contribuído, já que os projetos em blockchain continuam atraindo o interesse de grandes empresas e desenvolvedores.
5. Inteligência Artificial
Ano após ano, a Inteligência Artificial segue como uma promessa na área de tecnologia. No entanto, 2022 marca o período onde esse tema ganhou muito espaço pelos avanços significativos que fez.
O mais recente deles, o ChatGPT, mostrou para o mundo o poder da I.A. na descoberta e criação de conteúdo em texto — mas, certamente, não foi o único. Baseada na GPT-3, um modelo de linguagem autorregressivo que usa o deep learning para produzir textos naturais, como se fossem escritos por humanos.
Inclusive, uma das previsões é que o GPT-3, um dia, vai substituir os desenvolvedores de software no futuro, algo que só o tempo irá dizer.
Também vimos ferramentas que criam arte digitalmente e aplicativos apostando no recurso para oferecerem funcionalidades únicas para o usuário. Portanto, a Inteligência Artificial, ao que parece, finalmente fez muito barulho no mercado.
6. IoT
Por último, temos a Internet das Coisas continuando seu crescimento e se popularizando bem no ano que termina. É verdade que boa parte da adoção está nos negócios, onde o IoT tem seu melhor uso, mas os usuários finais também podem se beneficiar bastante.
E isso será possível pela adoção do 5G, que vai permitir uma comunicação rápida e precisa entre dispositivos. Ou seja, utilizar sensores, assistentes de voz e eletrônicos no geral, será algo natural com essa combinação entre IoT e 5G.
A (r)evolução está só começando
Com exceção dos NFTs e do Metaverso, que ainda são promessas mais distantes da realidade das massas, as outras tecnologias tiveram um bom desempenho no ano, como pudemos ver em nossa retrospectiva da tecnologia de 2022.
Assim, entendemos que 2023 será um ano de mais crescimento e consolidação do que trouxemos aqui, o que também acreditamos resultar em uma grande evolução para toda a humanidade.
Ou seria melhor dizer revolução?
Vamos ver o que o futuro nos reserva. Até a próxima!
Aproveite também para ler: