Retrospectiva tech 2023: as 3 grandes novidades que você precisa relembrar

Retrospectiva tech 2023: as 3 grandes novidades que você precisa relembrar

Escrito por LogAp

2023 foi o ano da Inteligência Artificial, pois foi o período em que vimos o potencial dessa tecnologia, mas também várias aplicações que vão muito além da teoria.

Com ChatGPT, Google Bard, Midjourney, Adobe Firefly e outras inovações deixando os entusiastas boquiabertos, presenciamos uma verdadeira revolução acontecendo diante dos nossos olhos.

E como as novidades foram muitas, decidimos focar na Inteligência Artificial, e seus desdobramentos, para comentar o que vamos lembrar do ano que está no fim. Quer saber mais? Então, continue a leitura dos 3 itens que separamos.

1. Avanço dos modelos de IA de grande porte (LLMs)

Esses modelos, que são treinados em grandes conjuntos de dados de texto e código, são capazes de realizar tarefas complexas, como gerar texto, traduzir idiomas e escrever diferentes tipos de conteúdo criativo.

Nesse cenário, temos o principal destaque do ano: o ChatGPT.

Ele é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, construído com base na arquitetura GPT-3.5. A sigla “GPT” significa “Generative Pre-trained Transformer”, e o número “3.5” indica a versão específica do modelo.

O GPT-3.5 é parte de uma família de modelos de linguagem da OpenAI que são treinados em grandes quantidades de dados textuais para gerar respostas contextualmente relevantes. 

O processo de treinamento do GPT-3.5 envolveu a exposição do modelo a uma ampla variedade de texto da internet, permitindo-lhe aprender a estrutura da linguagem natural, padrões e informações sobre vários tópicos.

Na prática, ele pode ser usado para uma variedade de tarefas, como responder a perguntas, fornecer informações, gerar texto criativo, entre outras aplicações baseadas em linguagem.

Algumas habilidades da ferramenta também envolvem a escrita de código, análise de informações e acesso em tempo real na internet.

Leia também: 6 aplicações práticas do ChatGPT no desenvolvimento de software

2. Crescimento do uso da IA nas empresas

As empresas estão cada vez mais usando a IA para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e tomar decisões mais informadas. 

Essa tendência é impulsionada pela maior acessibilidade das ferramentas de IA, além da crescente compreensão do valor que essa tecnologia pode agregar aos negócios. Assim, vemos uma movimentação intensa e investimento maciços para usar essa tecnologia.

Alguns exemplos:

  • Amazon: usa a IA para recomendar produtos aos clientes com base em suas compras anteriores;
  • UPS: usa a IA para rastrear pacotes e otimizar as rotas de entrega;
  • IBM: o IBM Watson está sendo usado para diagnosticar câncer de pulmão com mais precisão do que os médicos;
  •  Goldman Sachs: usa os modelos de Inteligência Artificial para avaliar o risco de empréstimos.

3. Uso da IA para desenvolvimento de software

E como era esperado, a IA também vem ajudando bastante o campo de desenvolvimento de software. Um dos exemplos mais legais é o Github Copilot, que foi projetado para ajudar desenvolvedores a escrever código mais rapidamente, oferecendo sugestões enquanto trabalham em seus projetos. 

Baseado na tecnologia de linguagem natural da OpenAI, especificamente o modelo Codex, que é uma variante do GPT (Generative Pre-trained Transformer).

Como benefícios, os devs podem:

  • Receber sugestões de código em tempo real;
  • Acelerar do desenvolvimento;
  • Escrever código cada vez melhor;
  • Reduzir erros de código;
  • Explorar novas bibliotecas e frameworks;
  • Adaptar exemplos de terceiros rapidamente.

É importante reforçar que, embora o GitHub Copilot tenha muitos benefícios, ele também tem desafios e considerações éticas.

Ele pode gerar código que não segue as melhores práticas e, assim, os desenvolvedores precisam revisar e testar o código gerado para garantir sua eficácia e segurança. Além disso, o uso responsável do Copilot envolve compreender as limitações do modelo e estar ciente de questões éticas relacionadas ao plágio e à autoria do código.

Falaremos mais sobre os receios do uso da IA na sequência.

Receios do uso massivo da Inteligência Artificial

Apesar de ter potencial de transformar nossas vidas de muitas maneiras, o uso da IA também levanta uma série de preocupações. Muitas pessoas influentes já manifestaram a sua preocupação com o avanço meteórico da tecnologia, incluindo:

  • Discriminação racial: a IA pode ser usada para criar sistemas que discriminam ou prejudicam certos grupos de pessoas.
  • Perda de controle: ela também, em teoria, pode se tornar tão complexa que se torna difícil para os humanos entender ou controlar. Isso pode levar a situações em que a IA toma decisões que são prejudiciais ou perigosas;
  • Prejuízo para o mercado de trabalho: como pode automatizar muitas tarefas que são atualmente realizadas por humanos, a IA pode levar ao desemprego em massa, especialmente em setores como manufatura e serviços;
  • Privacidade comprometida: o uso extensivo de IA muitas vezes envolve a coleta massiva de dados pessoais. Isso levanta preocupações significativas sobre a privacidade e segurança dessas informações, especialmente se não forem adequadamente protegidas;
  • Segurança cibernética em jogo: também temos a crescente dependência de sistemas alimentados por IA, que os torna alvos atrativos para ataques cibernéticos. A invasão desses sistemas poderia ter consequências graves, desde vazamento de dados até manipulação de decisões críticas;
  • Falta de Transparência: Em muitos casos, os modelos de IA, especialmente os mais complexos, são caixas-pretas, o que significa que é difícil compreender completamente como eles tomam decisões, principalmente quando afetam vidas humanas, como em sistemas de saúde e veículos autônomos.

A IA é uma tecnologia poderosa que tem o potencial de nos beneficiar de muitas maneiras. No entanto, é importante usar ela de forma responsável e ética para evitar que seja usada para fins que, de alguma forma, afetem negativamente a humanidade.

Para finalizar, um vídeo que discute os impactos da tecnologia na humanidade. Vale a pena conferir:

 

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.