Diariamente novos serviços e produtos surgem em pequenas e grandes empresas. Boas ideias acontecem também entre os times de desenvolvimento, e nossa pergunta para você é: Será que basta uma boa ideia para lançar algo inovador? Antes mesmo que você possa responder, temos algo para dizer: Sem um bom planejamento estratégico, qualquer boa ideia pode se transformar em apenas uma sugestão durante uma reunião.
O mercado é movido pela lei da oferta e procura, enquanto a concorrência entre as empresas incentiva o desenvolvimento de novas soluções. Para que seu negócio possa se destacar, crescer e se tornar uma referência, o primeiro passo que deve ser executado é o planejamento estratégico.
O que é um planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é um processo que determina como um projeto será estruturado, organizado, colocado em prática e mensurado.
Esse processo pode ser aplicado em uma instituição completa, com metas anuais para a empresa. Mas ele também pode ser aplicado em projetos específicos que serão desenvolvidos por times de trabalho e em projetos de empreendedorismo universitário.
Nos dois casos o planejamento estratégico tem o mesmo objetivo: Ser um guia de direcionamentos e ações seguido por todos envolvidos em busca de resultados.
Como desenvolver um planejamento estratégico
Como se trata de um guia, o planejamento estratégico é organizado em etapas. Cada uma delas deve ser bem definida para que as ações atreladas ao processo sejam claras e objetivas.
Um planejamento estratégico clássico tem as seguintes etapas:
1 – Missão, Visão e Valores
Definir a missão, a visão e os valores da sua empresa ou projeto é o primeiro passo. Esquece aqueles quadrinhos pendurados na parede que você já deve ter visto em qualquer empresa.
A missão da sua empresa ou projeto é a razão pela qual essa ideia deve avançar. O que você pretende entregar?
A visão relacionada ao seu negócio, ou solução em desenvolvimento, é aquilo que faz dele algo diferente, e que o impulsiona para ganhar espaço no mercado. Onde você deseja chegar?
Os valores são aqueles princípios inegociáveis para sua empresa. Em quais limites sua estratégia aceita chegar?
Pode ser que você e sua equipe levem um tempo para definir esses pontos, mas acredite, eles são fundamentais para o que vai vir pela frente. Invista tempo e responsabilidade nesta etapa.
2 – Análise dos ambientes interno e externo
Como sua empresa é vista no mercado atualmente? E a equipe, como enxerga a empresa? Realizar uma análise dos ambientes interno e externo tem a ver com a concorrência, mas também diz respeito ao clima da empresa.
Faça o levantamento dos pontos fortes e fracos, das vulnerabilidades e fortalezas do seu negócio. Nesta etapa você terá a oportunidade de enxergar as brechas que precisa ajustar antes de qualquer lançamento e também de valorizar o que está dando certo.
3 – Definição de metas e objetivos
Essa será a etapa para colocar a estrutura do plano em uma esteira de realizações. No momento em que você já estabeleceu o que quer fazer e se tem estrutura para isso, chegou a hora de definir o quando e como.
Defina com sua equipe os objetivos de curto, médio e longo prazo. Faça o levantamento do qualitativo e do quantitativo necessário para começar. E siga para a próxima etapa.
4 – Definição do plano de ação
Sabendo o que e como, agora é hora de desenhar o quando. A definição do plano de ação inclui designar aos envolvidos suas tarefas.
Essa é a etapa do planejamento estratégico para mapear as ferramentas e soluções tecnológicas e recursos humanos que já estão disponíveis e também aquelas que precisam fazer parte da sua rotina para que o plano alcance os resultados esperados.
5 – Mensuração e acompanhamento de resultados
O processo de criação do planejamento estratégico inclui o acompanhamento das entregas e da estrutura de todo o processo com o objetivo de registrar os avanços e também de alinhar os desvios ao longo da execução.
Quando esse acompanhamento é feito ao longo do trabalho, será mais coerente ajustar os deslizes enquanto o trabalho é desenvolvido, do que deixar para consertar o erro somente na entrega final.
Além de fazer os principais ajustes, a mensuração e acompanhamento dos resultados darão à equipe as informações e dados necessários para analisar se o que foi entregue ao final do processo está de acordo com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Como montar um planejamento estratégico para negócios de tecnologia
Se você tem uma empresa de tecnologia, deve estabelecer como regra o desenvolvimento de um plano estratégico para novos projetos.
Seguindo as etapas apresentadas será possível identificar e documentar as ideias. Com o planejamento estratégico você vai encarar os projetos para analisar de forma sincera se aquela ideia tem chances reais de se tornar uma grande solução.
Você e sua equipe têm um projeto para desenvolver? Então reúna os envolvidos e comecem a identificar e registrar o objetivo, como e quando cada um deve se envolver, as entregas que devem realizar e os prazos para isso. Nesse processo, somar metodologias ágeis como o Google Design Sprint é uma ótima ideia.
Façam o levantamento das ferramentas e plataformas digitais que vocês já utilizam, quais serão úteis para tornar o trabalho melhor distribuído e de que forma conseguem compartilhar o trabalho em equipe.
O segredo é manter a comunicação
O maior desafio para desenvolver um bom planejamento estratégico é estabelecer objetivos reais e alcançáveis, quanto mais alinhado ao seu mercado maiores serão as chances de colher resultados positivos.
Manter a comunicação ativa e clara entre os times envolvidos será um diferencial. Enquanto todos estiverem dentro da mesma visão, será mais possível colocar a missão em prática respeitando os valores e a cultura do seu negócio.