Multicloud é um termo que está em alta no mundo da tecnologia, juntamente com a crescente popularidade da nuvem no cenário atual.
E sua definição, e casos de uso, é tão simples quanto a origem do seu conceito. Mas, ainda assim, vamos passar pela definição, características e casos de uso dessa maravilhosa tecnologia.
Então, vamos nessa? Continue lendo para descobrir o que é multicloud e como essa estratégia pode transformar a tecnologia de uma empresa. Boa leitura!
O que é Multicloud?
Multicloud é uma estratégia de gerenciamento de nuvem que envolve o uso simultâneo de duas ou mais plataformas de serviços.
Ela pode incluir qualquer combinação de serviços IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço) de diferentes provedores para evitar dependência de um único fornecedor, aprimorar a segurança e otimizar os recursos da nuvem, entre outros objetivos.
Isso traz uma série de benefícios, que veremos a seguir, e é recomendada para alguns setores críticos. Mas, antes de chegarmos lá, vamos falar das características e vantagens dessa tecnologia.
Características e vantagens da Multicloud
A Multicloud tem características bem peculiares e que tornam a abordagem útil para diversas aplicações. Se a cloud “tradicional” já vem sendo adotada em massa, podemos entender a Multicloud como uma evolução para as empresas.
Também é importante reforçar que essas características, na prática, se tornam vantagens interessantes no dia a dia. Conheça abaixo os principais pontos que separamos:
- Diversidade de fornecedores: a estratégia Multicloud permite o uso simultâneo de serviços de diferentes provedores de nuvem. Por exemplo, uma organização pode usar a Amazon AWS para armazenamento de dados, o Google Cloud para análise de informações e o Azure para rodar seus sistemas customizados;
- Flexibilidade e Personalização: com a multicloud, as organizações têm a liberdade de escolher os melhores serviços de diferentes fornecedores de nuvem de acordo com suas necessidades específicas. Isso permite que elas personalizem suas infraestruturas de acordo com a sua realidade operacional;
- Resiliência e Redundância: mais um ponto positivo da Multicloud é a capacidade de aumentar a resiliência e redundância dos dados, pois se um serviço de nuvem falhar, a organização ainda poderá operar usando os outros serviços de nuvem. O mesmo vale para a proteção dos dados, que podem ser melhor protegidos com essa abordagem;
- Otimização de recursos: a Multicloud também permite que as organizações otimizem o uso de recursos e controlem seus custos de forma personalizada. Elas podem selecionar serviços de diferentes provedores com base em preços, recursos, desempenho e outros fatores estratégicos;
- Maior segurança: Por último, ao dividir os recursos e dados em várias plataformas de nuvem, as organizações podem aumentar a segurança. Se um provedor de nuvem for comprometido, a exposição da organização será limitada aos dados e serviços nesse provedor específico, o que é uma estratégia extremamente inteligente.
Leia também: Segurança na Nuvem: o que é, por que é importante e como aplicar na empresa
Casos de uso da Multicloud
Com tantas vantagens para oferecer — e nem listamos todas — a Multicloud se apresenta como uma solução muito interessante para diversas áreas. Abaixo, separamos 3 possibilidades onde a combinação de tecnologias é bem-vinda:
- Indústria de varejo: empresas do ramo podem usar a AWS para armazenar e analisar dados de vendas devido à sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados, enquanto o Google Cloud pode ser usado para criar e gerenciar aplicações de machine learning para prever tendências de vendas e comportamento do cliente;
- Bancos e instituições financeiras: no setor financeiro, o Azure pode ser a escolha ideal para serviços de infraestrutura devido à sua forte integração com as ferramentas do Microsoft Office, enquanto a AWS pode ser usada para gerenciamento de risco e conformidade devido aos seus recursos avançados de segurança e privacidade;
- Saúde: um hospital pode usar o Google Cloud para análise de dados de pacientes em conjunto com a AWS, que armazena registros de pacientes devido aos seus recursos robustos de segurança e compliance.
Como podemos ver, áreas sensíveis, como as citadas acima, são grandes candidatas ao Multicloud, mas o mesmo escopo vale para outras áreas da sociedade que podem se beneficiar, e tanto, pela mistura de soluções.
Multicloud x Nuvem Híbrida: qual a diferença?
Essa é uma dúvida bem comum quando o assunto é cloud computing, mas qual é a real diferença entre as duas abordagens?
Enquanto a Multicloud usa múltiplos serviços de nuvem públicos de diferentes fornecedores, a nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem pública com uma nuvem privada. Na prática, isso significa que a infraestrutura de nuvem privada opera exclusivamente para uma única organização, seja gerenciada internamente ou por um terceiro.
Ok, mas por que — e quando — isso é necessário?
A principal escolha para cada abordagem está em sua finalidade. Na nuvem híbrida, por exemplo, as empresas podem usar a nuvem privada para gerenciar dados sensíveis e a nuvem pública para tarefas de alto volume de processamento.
Em contraste, uma estratégia Multicloud se baseia na distribuição de recursos entre várias nuvens públicas para melhor aproveitar as vantagens específicas de cada uma.
No fim das contas, uma abordagem Multicloud, ou em seu formato híbrido, acontecerá com base no ramo de atuação da empresa e características do negócio. Nesse sentido, não existe certo ou errado, onde cada tecnologia deverá ser aplicada com estratégia e inteligência.
Desafios da Multicloud
Apesar de suas muitas vantagens, a Multicloud também tem alguns desafios. O principal deles é o gerenciamento, onde os diferentes provedores de nuvem contam com suas próprias interfaces e funcionalidades — e isso pode ser bem complexo.
Além disso, também há o desafio da segurança. Embora uma estratégia Multicloud possa aumentar a segurança ao reduzir a dependência de um único provedor, ela também pode introduzir complexidades adicionais à medida que as organizações tentam garantir que todas as suas diferentes plataformas de nuvem sejam seguras.
Esse é um pequeno paradoxo da tecnologia.
No entanto, para superar esses desafios, muitas organizações recorrem a ferramentas e plataformas de gerenciamento de Multicloud. Essas soluções fornecem um único local de gestão das operações de nuvem, simplificando a complexidade e ajudando a garantir a cibersegurança de um negócio.
Assim, com as ferramentas e plataformas certas, as organizações podem aproveitar os benefícios da Multicloud enquanto minimizam seus desafios. E conforme a tecnologia em nuvem continua a evoluir, é provável que veremos ainda mais inovações e oportunidades emergirem nesta área.
Gostou do conteúdo? Leia também: Padrões de arquitetura de software: quais são, vantagens, desvantagens e casos de uso