NFT illustration

Como funcionam os NFTs: conceito, vantagens e exemplos reais de uso

Escrito por LogAp

Os NFTs ganharam as manchetes dos noticiários após vários famosos começarem a apoiar a iniciativa. Seja para aproveitar o hype, ou por realmente acreditarem na proposta, é certo que os tokens não fungíveis vieram pra ficar.

Um exemplo dessa onda aconteceu com o atacante Neymar que, recentemente, gastou alguns milhões para comprar duas artes da coleção Bored Ape Yacht Club. O jogador do PSG até fez uma festa temática celebrando suas aquisições.

E quando alguém desse porte, entre vários outros famosos, começa a investir no conceito, o mundo começa a prestar atenção.

Mas, apesar do breve sucesso, você sabe o que é e como funcionam os NFTs? Se essa são as suas dúvidas, preparamos um conteúdo para explicar o conceito, além de trazer as principais vantagens e aplicações da tecnologia.

Boa leitura!

 

O que são NFTs?

Os NFTs são representações de itens únicos e exclusivos, sejam eles digitais ou físicos, que utilizam a tecnologia blockchain para garantir a integridade do processo de “registro”. Mas, para entendermos melhor sobre esse conceito, precisamos aprofundar no termo e na proposta que os NFTs trazem.

NFT é a sigla para non-fungible token (token não fungível). Isso é, um token — uma representação digital de um ativo — registrada por meio de uma blockchain e, por isso, se torna única e exclusiva.

 

 

Ou seja, tudo aquilo que não pode ser substituído, de certa forma, pode ser caracterizado como um item não fungível. E a sua autenticidade pode ser verificada pela validação do token, o que dá mais segurança ao proprietário.

 

Por que NFTs são tão importantes?

Os NFTs são importantes para garantir proteção para bens digitais ou físicos. Ainda que cópias possam ser feitas e distribuídas, apenas a obra original possui valor comercial. Assim, obras de arte podem até ser replicadas, mas o item original pertence, apenas, para um proprietário.

E como todo o processo de vínculo é realizado em blockchain, não existe possibilidade de roubo da propriedade, ainda que seja possível a realização de consultas de autenticidade por parte de terceiros.

Assim, temos algumas vantagens bem importantes ao apostar nos NFTs. Podemos listar algumas, por exemplo:

 

Valorização

Por serem itens que estão ganhando muita popularidade nos últimos anos, o potencial de valorização de um NFT é extremamente atraente e vantajoso para aqueles que desejam investir e lucrar nesse mercado.

 

Escassez

Ser proprietário de um item muito desejado e escasso é realmente uma vantagem grande para os indivíduos que valorizam essa característica. Portanto, para quem busca se diferenciar pelo pertencimento de itens extremamente raros, os NFTs são uma boa escolha.

 

Flexibilidade

Por último, temos uma aplicação dos NFTs muito importante e útil, que é a sua flexibilidade. Um NFT de uma obra de arte pode ser apresentado em qualquer canto do mundo sem que haja a necessidade de deslocar o item original, o que traz mais segurança e praticidade para esse tipo de ação.

 

Exemplos de aplicações atuais (e futuras) para NFTs

Agora que você entendeu como funcionam os NFTs, é hora de entender suas principais aplicações. Nesse sentido, apesar de ser mais utilizada para imagens e obras de arte, é essencial saber que os tokens não fungíveis têm mais usos práticos.

 

Cards digitais e colecionáveis

Ligas virtuais de futebol, NBA e jogos do estilo de Magic e Yu-Gi-Oh estão na lista de usos práticos do NFT. Com a vinculação e validação dos cartões aos seus donos, é fácil despertar o desejo de posse e engajamento com os NFTs.

 

Certificados digitais

Os certificados digitais de bens de alto valor e colecionáveis já são itens tradicionais para o público, mas ganharam vida nova com a chegada dos NFTs.

Tradicionalmente, esses documentos são armazenados em registros físicos em papel ou mesmo em PDFs. Assim, como podemos imaginar, burocracia para validar um objeto ou mesmo a falta de segurança são problemas recorrentes nesse caso.

 

 

Dado esse cenário, os NFTs ajudaram a resolver o problema de segurança e eliminaram a burocracia para garantir que um item de alto valor está vinculado com algum indivíduo.

 

Nomes de domínio para sites

Como pudemos ver, qualquer item digital que precise de segurança, transparência e praticidade pode ser vinculado a um NFT. Desse modo, alguns projetos oferecem a tecnologia para registrar domínios de site.

Na prática, o domínio é registrado na blockchain e vinculado ao seu comprador. Isso evita que roubos ou transferências do ativo aconteçam de forma indesejada.

 

Conteúdos

O mesmo vale para conteúdos da internet como um todo. Músicas, tuítes, fotos de memes e textos podem ser vinculados aos NFTs, onde o objetivo é proteger os direitos autorais e, da mesma forma, dar mais governança para os ativos.

No caso dos memes, separamos essa reportagem que mostra 7 memes clássicos que viraram um NFT em 2021.

 

Bens de luxo

Alguns bens de luxo também podem se beneficiar de todos os valores inerentes à tecnologia NFT. Um projeto curioso é o registro de garrafas de vinhos finos para impedir a falsificação dos produtos possibilitado pela OpenSea.

Ou seja, os compradores das bebidas tinham a garantia da qualidade do produto, já que a validação poderia ser feita por meio da tecnologia blockchain. Assim, o NFT de cada garrafa pode agir como um certificado para elevar o valor do produto e da marca como um todo.

 

Jogos

Alguns jogos eletrônicos utilizam elementos em seu gameplay para deixar a proposta de diversão ainda mais atraente. Esse é o caso do jogo Axie Infinity, que criou criaturas chamadas “axies” como NFTs, no melhor estilo Pokémon, como recurso de batalhas do jogo.

No fim das contas, as aplicações dos NFTs são imensas e virtualmente infinitas. Como ainda é uma tecnologia bem recente, veremos uma grande expansão da proposta para resolver problemas do mundo real.

Sejam em produtos financeiros, proteção de bens de luxo, ativos digitais ou mesmo para diversão, por meio dos jogos, é certo que os tokens não fungíveis vão ganhar mais popularidade para tirar o estigma de que a tecnologia está restrita para poucos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler também: Tecnologias para 2022: 7 destaques para conhecer e aprender neste ano

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.