Capa do artigo "Modelo de negócio scale-up: o que é, características e 3 exemplos de sucesso"

Modelo de negócio scale-up: o que é, características e 3 exemplos de sucesso

Escrito por LogAp

Crescimento sustentável, contínuo e acima dos 20% ao ano: esse é o modelo de negócio scale-up que muitas empresas buscam atingir, pois demonstra o sucesso da empresa e como ela impacta a sociedade positivamente.

Mas, apesar de ser objeto de desejo, o modelo de negócio escalável é um imenso desafio para qualquer empresa — principalmente as brasileiras. Seja por alta burocracia, falta de mão de obra qualificada e dificuldades na área comercial, escalar um negócio não é nada fácil.

Portanto, se você quer entender o que é, quais as características, os desafios a enfrentar e, principalmente, os cases de sucesso do scale-up, continue lendo o artigo especial que preparamos sobre o tema. Boa leitura!

O que é uma scale-up?

O modelo de negócio scale-up possui características bem definidas, que diferenciam as empresas startups pertencentes ao segmento. As empresas que pertencem ao segmento estão em uma fase de crescimento acelerado e pleno desenvolvimento.

Além do crescimento acelerado, as scale-ups de sucesso também impactam a sociedade de alguma forma. Afinal, não adianta crescer rapidamente se a evolução não afetar positivamente a vida das pessoas.

E esse requisito pode ser visto em números. Alguns levantamentos indicam que o modelo de negócio scale-up, apenas no Brasil, representa 0,5% do total de empresas no país. No entanto, como seu impacto é grande, o total de vagas geradas pelo grupo chegam a quase 2 milhões.

Quais as características da scale-up e passos para a escala?

Agora que falamos brevemente o que é uma scale-up, vamos entender quais são as características desse conceito. Para isso, é preciso entender que o modelo de negócio escalável precisa, obrigatoriamente, ter:

  • Crescimento de, pelo menos, 20% no ano;
  • Três anos seguidos de crescimento com a taxa apresentada anteriormente;
  • Pelo menos 10 funcionários no primeiro ano de atividade;
  • Evolução sustentável, visto que o crescimento não pode ser gerado por demanda reprimida ou efeito sazonal.

Assim, vemos que os critérios para classificar uma empresa como scale-up são extremamente rigorosos, o que faz o acesso ao seleto grupo ser muito restrito, mas igualmente valioso.

Desafios e passos para a escala

Antes de abordarmos os 3 principais exemplos de scale-ups de sucesso, é essencial enfatizar que a escala do negócio é um desafio e tanto. Por isso, vamos entender, abaixo, quais são os principais desafios, e também os passos para atingir, para ser uma scale-up de sucesso.

Equipe qualificada

É muito difícil encontrar uma empresa de sucesso sem uma equipe competente. Por mais que isso possa acontecer, entendemos ser algo situacional, ou seja, que não vai se sustentar por muito tempo.

Portanto, o modelo de negócio scale-up tem como grande desafio a contratação de profissionais altamente competentes, prontos para enfrentar o mercado e criarem soluções inteligentes para atingir o pleno crescimento.

Marketing e vendas

Esses dois desafios andam praticamente juntos, e são um dos grandes problemas das corporações que não conseguem o alto crescimento. Criar uma máquina de marketing e vendas ainda é um objeto desejado pela maioria dos negócios no Brasil.

E a falta de qualidade se reflete no baixo desempenho comercial das empresas, que ficam suscetíveis às flutuações da economia, além de qualquer outro fator que cause a mínima turbulência no mercado.

Acesso ao crédito e barreiras regulatórias

A falta de dinheiro também é um grande desafio no Brasil, apesar de não ser o maior deles. Além dos recursos escassos, também temos muitas barreiras regulatórias que atrapalham a vida do empreendedor e, por consequência, da empresa.

Desse modo, buscar dinheiro para facilitar o fluxo de caixa, criar capital de giro ou, simplesmente, investir é uma das barreiras que precisam ser superadas para atingir a escalabilidade. Quando essas questões forem resolvidas, possivelmente haverão mais empresas crescendo de forma constante e saudável.

Tecnologia

Por último, temos a tecnologia como um imenso desafio para as empresas do país. Com a escassez de mão de obra qualificada, muitos negócios não conseguem atingir a força necessária para evoluir, visto que a T.I. é um tema extremamente importante para os negócios atuais.

Ainda que existam soluções no outsourcing de T.I. para reduzir essa dificuldade, é preciso ter consciência que o desafio da tecnologia ficará cada vez mais complexo. Assim, o empreendedor precisa se preparar para transpor essa barreira, caso queira atingir o crescimento.

3 exemplos de scale-ups de sucesso e seu principal produto

Agora que entendemos o que é o modelo de negócio scale-up, suas características e seus desafios, vamos conhecer 3 exemplos de scale-ups de sucesso para inspirar e mostrar que é possível atingir esse status. Confira:

1. ContaAzul

A plataforma para gestão de negócios, em sua maioria PMEs, é um dos melhores exemplos de scale-up no país. Com crescimento acelerado, em receita, funcionários e no seu mercado de atuação, a ContaAzul aposta totalmente na tecnologia da informação para prosperar.

2. Movidesk

A empresa do sul do país oferece uma plataforma voltada para atendimento, help desk e service desk, que ajuda organizações parceiras a proporcionar o melhor suporte para seus clientes. Com essa proposta, e seu excelente serviço, vem se tornando um dos negócios tecnológicos mais promissores do Brasil.

3. Feedz

O nosso último exemplo também aposta na tecnologia da informação para oferecer uma plataforma completa de engajamento para os colaboradores. Essa plataforma ajuda na evolução do RH empresarial por meio de registros de reuniões one-on-one, felicidade do colaborador e comprometimento com o trabalho, entre outros pontos.

Assim, com uma solução tão impactante e poderosa, o Feedz também está se destacando como uma grande scale-up brasileira.

A tecnologia como meio de crescimento

Apesar da T.I. não ser o motivo principal do crescimento para o modelo scale-up, ela tem grande participação na evolução exponencial desses negócios. Assim, qualquer organização que almeje um crescimento forte e sustentável nos próximos anos vai precisar usar a tecnologia como meio para atingir esse objetivo.

E podemos ver isso nos 3 exemplos de scale-ups brasileiras, onde todas apostam na tecnologia para crescer de forma vertical e promissora.

Por isso, é preciso driblar as dificuldades que a tecnologia apresenta nos dias atuais, como a falta de mão de obra qualificada — ou mesmo a escassez de profissionais de qualquer competência.

Nesse sentido, a LogAp é a parceira ideal para ajudar nessa missão, pois oferece os serviços de tecnologia que podem impedir a sua empresa de escalar. Seja para a criação de sistemas personalizados, software sob medida, manutenção de sistemas ou consultoria para o time de desenvolvimento, temos totais condições de ajudar.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas e traga o seu desafio. Será um prazer ajudar a sua empresa a se tornar uma scale-up de sucesso.

Leia também:

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.