Se você está de olho nas últimas tendências tecnológicas, provavelmente já ouviu falar sobre os “Large Language Models” (LLM), certo? Ainda que o nome não seja familiar, você, possivelmente, já ouviu falar de GPT-3 ou do ChatGPT, correto?
Essas inovações estão mudando a maneira como fazemos negócios, atendemos clientes e até mesmo como nos comunicamos. De forma muito rápida e avassaladora, e em várias áreas profissionais, elas estão causando um barulho imenso no mercado.
Por isso, explicaremos o que é o Large Language Model, por que ele é tão importante e como pode ser aplicado no dia a dia dos negócios. Ainda que a sua empresa seja resistente ao tema, continue lendo para entender como essa tecnologia pode ajudar.
O que é um Large Language Model?
Um Large Language Model é um modelo de inteligência artificial treinado em uma grande quantidade de texto. Na prática, eles aprendem a “prever” a próxima palavra em uma frase com base nas palavras anteriores, permitindo-lhes gerar texto coerente.
Isso permite um resultado textual que pode parecer escrito por um humano, no caso de textos. Assim, a interação entre os seres humanos e a tecnologia fica — assustadoramente — real e assertiva.
Com isso, a aplicação do LLM permite a criação de chatbots, a criação de poesias ou, ainda, a escrita completa de um livro. Na realidade, tudo que envolve texto pode ser impactado pela LLM.
Qual o objetivo do Large Language Model?
O objetivo principal de um Large Language Model é entender e gerar texto de maneira convincente. Esta habilidade permite que ele seja aplicado em uma variedade de tarefas que envolvem a compreensão e produção textual.
E o potencial de aplicação de um Large Language Model é imenso. Aqui estão alguns exemplos práticos de como esses modelos podem ser usados:
1. Atendimento ao Cliente
Empresas estão usando Large Language Models para melhorar suas operações de atendimento ao cliente. Um chatbot alimentado dessa forma pode responder a perguntas dos clientes de forma rápida e precisa.
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2. Mecanismos de busca
Os LLMs podem melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa, fornecendo ao usuário informações mais relevantes e precisas.
Mecanismos de busca como Google e Bing já estão testando LLMs para oferecer melhores resultados aos usuários. E isso é possível ao entender a intenção de pesquisa do usuário e usar essas informações para fornecer os resultados mais relevantes e diretos.
3. Redação Assistida
Redatores, jornalistas e outros profissionais de conteúdo estão utilizando Large Language Models para gerar ideias e até mesmo produzir rascunhos de artigos. A capacidade desses modelos de produzir texto de alta qualidade pode aumentar a produtividade e a criatividade.
Um exemplo é o caso do veículo Daily Mirror, que está testando o ChatGPT para escrever notícias de forma mais rápida e com alta qualidade.
4. Pesquisa e Desenvolvimento
No campo da pesquisa e desenvolvimento, um Large Language Model pode ser usado para gerar novas ideias, fazer previsões baseadas em padrões de dados existentes e ajudar a analisar grandes volumes de texto.
Alguns sites ensinam como usar a ferramenta para a área acadêmica. No entanto, é importante tomar muito cuidado ao fazer isso, vale o lembrete.
5. Saúde
Na área da saúde, uma LLM pode auxiliar no diagnóstico ao analisar os sintomas relatados pelos pacientes e compará-los com o vasto conhecimento médico disponível em textos. Além disso, podem auxiliar na pesquisa médica, ajudando a sintetizar a enorme quantidade de literatura científica disponível.
O Google vem avançando nessa área com o Med-PaLM2 (ainda em testes), cujo objetivo é responder questões médicas com velocidade e qualidade.
6. Direito
Outra área com muito potencial de uso é a área jurídica. Nela, o Large Language Model pode auxiliar um advogado, por exemplo, na pesquisa, seja identificando casos relevantes ou interpretando leis complexas.
Eles também podem ajudar a redigir contratos e outros documentos jurídicos com grande facilidade. Inclusive, pode manter os jargões da área presentes, como um advogado faria no seu dia a dia.
7. Marketing e Publicidade
Ter ideias criativas já não é um grande desafio nos dias atuais. Aqui, um LLM também pode ser utilizado para criar textos para sites, postagens em redes sociais e conteúdo de blog sem grande dificuldade.
Mesmo que não crie o texto final, uma ferramenta como o ChatGPT pode listar centenas de ideias com um único comando e, assim, potencializar o trabalho dos marqueteiros e publicitários.
8. Finanças
Mais um caso bem interessante está no setor financeiro, onde os Large Language Models podem ser usados para analisar relatórios de mercado, prever tendências e ajudar na tomada de decisões de investimento.
De fato, onde existir um texto para ser analisado, as ferramentas que usam um LLM podem atuar com grande qualidade.
9. Recursos Humanos
Por último, um LLM pode auxiliar na filtragem e análise de currículos, ajudando a identificar os candidatos mais qualificados para uma vaga, conforme os critérios de análise pré-estabelecidos.
Ainda que seja um filtro inicial, a quantidade de tempo que um profissional pode ganhar ao lidar com as candidaturas pode valer a aposta nessa tecnologia disruptiva.
Portanto, como vimos, a aplicação do Large Language Model é uma ferramenta poderosa que está mudando a maneira como as empresas operam e interagem com seus clientes.
Aproveitando esta tecnologia, os profissionais podem impulsionar a eficiência operacional, melhorar o atendimento ao cliente, analisar dados e promover a inovação em suas organizações.
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