Destinar materiais não utilizados e sucatas é um grande desafio para as empresas brasileiras. Ainda que consigam vender os itens, gerenciar todos os processos da coleta até a entrega pode consumir recursos extremamente valiosos.
No entanto, ainda que o desafio exista, é possível criar soluções inteligentes que facilitem as etapas do que é conhecido por alienação de materiais. E uma dessas soluções foi criada pela LogAp para um importante cliente.
Continue lendo para conhecer mais um case de sucesso da LogAp. Entenda qual era o problema inicial, qual foi a solução e os benefícios já conquistados desde a implantação da inovação em 2021.
Problema: o que fazer com materiais não usados?
Materiais e sucata não utilizados são uma imensa dor de cabeça nas empresas. E, no caso da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), isso também é uma realidade complexa que precisava ser superada.
Além de precisar dar o melhor destino para esses materiais, toda a gestão dos itens — solicitações, gestão de espaço, venda, cálculo de taxas e entrega — custavam muito tempo e dinheiro para a companhia.
Por isso, uma solução de software se tornou uma necessidade latente. E com a parceria da LogAp, a CHESF conseguiu resolver a situação para agilizar o processo de alienação de materiais. Entenda mais detalhes.
Solução: sistema ALIEN para alienação de materiais
Apesar de complexo, o sistema ALIEN conseguiu suprir a necessidade do cliente e revolucionou a engenharia de alienação. Entenda mais sobre a plataforma, logo abaixo.
O que é o Sistema ALIEN
O ALIEN é um sistema desenvolvido pela LogAp para a CHESF, cuja finalidade é facilitar o processo de alienação dos materiais não utilizados pelos órgãos da empresa. A solução faz a gestão completa para que o melhor destino seja dado para esses materiais.
Objetivo e benefícios do Sistema ALIEN
A alienação de materiais é um processo essencial para a CHESF. Ao vender os materiais — e sucatas — gerados pela companhia, é possível captar recursos importantes para a saúde financeira do negócio.
Com isso, o sistema ALIEN foi criado para tornar o processo de alienação ainda mais eficiente. Desde o processo de solicitação até a liberação dos materiais, quase todas as etapas são conduzidas pelo software e integradas diretamente com o SAP.
A única exceção de gestão do ALIEN está na condução do leilão, onde o processo é realizado de forma externa. No entanto, uma vez que os materiais são vendidos, o cálculo de impostos, registro de pagamento e agendamento de entrega pode ser realizado no ALIEN.
Dessa forma, os benefícios obtidos com a implantação da solução são:
- Receita extra para a companhia
- Redução de custos de armazenamento de materiais não utilizados
- Melhor gestão dos materiais, desde a solicitação de venda até o envio
- Centralização das informações em um único local
- Mais agilidade na condução dos processos de alienação
- Descarte ecologicamente sustentável dos materiais
Principais resultados do projeto
O sistema ALIEN foi implantado em setembro de 2021, mas já se tornou uma ferramenta importante dentro dos processos da CHESF. Além de facilitar a alienação de materiais, alguns números bem interessantes foram conquistados desde então:
- Mais de 320 colaboradores cadastrando ou aprovando alienações de material
- Mais de 1.352 requisições de alienação, contabilizando mais de 7.800 itens
- Mais de 239 lotes de materiais criados
E isso tudo em alguns meses de projeto, o que certamente irá crescer com o tempo para ajudar a CHESF a otimizar seus recursos.
Ainda, o sistema ALIEN continua em pleno desenvolvimento para trazer mais recursos ao cliente. No momento, módulos para análises — focado na extração de dados — estão sendo desenvolvidos para ajudar os gestores da companhia.
Com isso, a CHESF tem uma poderosa ferramenta para destinar, da melhor forma possível, seus materiais e sucatas, e ainda rentabilizar em cima desse processo.
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Software sob medida é na LogAp
A parceria com a CHESF é mais um case de sucesso da LogAp, que utiliza toda a sua expertise em desenvolvimento de software para criar soluções complexas e adaptadas para as necessidades do cliente.
Outro case da mesma categoria foi o software sob medida desenvolvido para a EMPARN, que está ajudando mais de 213 mil trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte a ter menos dor de cabeça com a volatilidade do clima.
E se você precisa de uma solução específica e adaptada para a sua realidade empresarial, não deixe de acessar o site e trazer seu desafio para nós. Será um prazer oferecer uma solução de altíssima qualidade para o seu negócio.