Capa do artigo "Engenharia de alienação e sistema ALIEN: como a LogAp desenvolveu uma solução personalizada para a CHESF"

Engenharia de alienação e sistema ALIEN: como a LogAp desenvolveu uma solução personalizada para a CHESF

Escrito por LogAp

Destinar materiais não utilizados e sucatas é um grande desafio para as empresas brasileiras. Ainda que consigam vender os itens, gerenciar todos os processos da coleta até a entrega pode consumir recursos extremamente valiosos.

No entanto, ainda que o desafio exista, é possível criar soluções inteligentes que facilitem as etapas do que é conhecido por alienação de materiais. E uma dessas soluções foi criada pela LogAp para um importante cliente.

Continue lendo para conhecer mais um case de sucesso da LogAp. Entenda qual era o problema inicial, qual foi a solução e os benefícios já conquistados desde a implantação da inovação em 2021.

Problema: o que fazer com materiais não usados?

Materiais e sucata não utilizados são uma imensa dor de cabeça nas empresas. E, no caso da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), isso também é uma realidade complexa que precisava ser superada.

Além de precisar dar o melhor destino para esses materiais, toda a gestão dos itens — solicitações, gestão de espaço, venda, cálculo de taxas e entrega — custavam muito tempo e dinheiro para a companhia.

Por isso, uma solução de software se tornou uma necessidade latente. E com a parceria da LogAp, a CHESF conseguiu resolver a situação para agilizar o processo de alienação de materiais. Entenda mais detalhes.

Solução: sistema ALIEN para alienação de materiais

Apesar de complexo, o sistema ALIEN conseguiu suprir a necessidade do cliente e revolucionou a engenharia de alienação. Entenda mais sobre a plataforma, logo abaixo.

O que é o Sistema ALIEN

O ALIEN é um sistema desenvolvido pela LogAp para a CHESF, cuja finalidade é facilitar o processo de alienação dos materiais não utilizados pelos órgãos da empresa. A solução faz a gestão completa para que o melhor destino seja dado para esses materiais.

Objetivo e benefícios do Sistema ALIEN

A alienação de materiais é um processo essencial para a CHESF. Ao vender os materiais — e sucatas — gerados pela companhia, é possível captar recursos importantes para a saúde financeira do negócio.

Com isso, o sistema ALIEN foi criado para tornar o processo de alienação ainda mais eficiente. Desde o processo de solicitação até a liberação dos materiais, quase todas as etapas são conduzidas pelo software e integradas diretamente com o SAP.

A única exceção de gestão do ALIEN está na condução do leilão, onde o processo é realizado de forma externa. No entanto, uma vez que os materiais são vendidos, o cálculo de impostos, registro de pagamento e agendamento de entrega pode ser realizado no ALIEN.

Dessa forma, os benefícios obtidos com a implantação da solução são:

  • Receita extra para a companhia
  • Redução de custos de armazenamento de materiais não utilizados
  • Melhor gestão dos materiais, desde a solicitação de venda até o envio
  • Centralização das informações em um único local
  • Mais agilidade na condução dos processos de alienação
  • Descarte ecologicamente sustentável dos materiais

Principais resultados do projeto

O sistema ALIEN foi implantado em setembro de 2021, mas já se tornou uma ferramenta importante dentro dos processos da CHESF. Além de facilitar a alienação de materiais, alguns números bem interessantes foram conquistados desde então:

  • Mais de 320 colaboradores cadastrando ou aprovando alienações de material
  • Mais de 1.352 requisições de alienação, contabilizando mais de 7.800 itens
  • Mais de 239 lotes de materiais criados

E isso tudo em alguns meses de projeto, o que certamente irá crescer com o tempo para ajudar a CHESF a otimizar seus recursos.

Ainda, o sistema ALIEN continua em pleno desenvolvimento para trazer mais recursos ao cliente. No momento, módulos para análises — focado na extração de dados — estão sendo desenvolvidos para ajudar os gestores da companhia.

Vídeo de apresentação da solução. Fonte: canal oficial da Chesf no YouTube.

Com isso, a CHESF tem uma poderosa ferramenta para destinar, da melhor forma possível, seus materiais e sucatas, e ainda rentabilizar em cima desse processo.

Leia também: Mapeamento de processos industriais: conceito, importância e 9 etapas para fazer na empresa

Software sob medida é na LogAp

A parceria com a CHESF é mais um case de sucesso da LogAp, que utiliza toda a sua expertise em desenvolvimento de software para criar soluções complexas e adaptadas para as necessidades do cliente.

Outro case da mesma categoria foi o software sob medida desenvolvido para a EMPARN, que está ajudando mais de 213 mil trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte a ter menos dor de cabeça com a volatilidade do clima.
E se você precisa de uma solução específica e adaptada para a sua realidade empresarial, não deixe de acessar o site e trazer seu desafio para nós. Será um prazer oferecer uma solução de altíssima qualidade para o seu negócio.

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.