Não importa o quanto o mercado de tecnologia evolua, sempre existirão pessoas dispostas a colaborar com projetos de código aberto com os mais diversos objetivos.
Linguagens de programação, sistemas operacionais, ferramentas para desenvolvedores e os mais diversos projetos fazem parte da cultura open source, que cada vez mais atrai os apaixonados por programação.
E alguns dados publicados pelo Github mostram um pouco dessa evolução. Segundo a plataforma de hospedagem de código aberto, apenas em 2022 foram mais de 20 milhões de novos desenvolvedores no site, além de 85 milhões de novos projetos.
Sendo assim, se você quer conhecer mais sobre a cultura open source, seus benefícios e como ela é importante na carreira de um dev especialista ou generalista, continue lendo para entender.
Qual é a importância da cultura open source?
Se você é um desenvolvedor de software, já deve ter ouvido falar de da cultura open source de formas diferentes. Nesse sentido, existem vários produtos que foram criados de forma colaborativa e estão disponíveis para o público.
Um exemplo é o Ruby on Rails, que cultiva — até hoje — uma comunidade vibrante de desenvolvedores apaixonados pelo framework de desenvolvimento web. Ainda que tenha perdido força ao longo dos anos, o RoR cultiva fiéis seguidores e colaboradores.
Outro caso bem famoso é o navegador Firefox, um dos concorrentes do Google Chrome e que também conta com uma comunidade vibrante e leal. A existência desse projeto ajuda a aumentar a competitividade do mercado e a qualidade final dos browsers.
E as “Big Techs” também aproveitam a força do open source para investirem em projetos de muito sucesso. Assim, seus projetos podem ser criados por mentes de todo o planeta e, de quebra, podem custar menos recursos para evoluírem.
Abaixo, listamos alguns casos para você conhecer:
- Pacote de ícones Material Design Icons, do Google;
- Linguagem de programação Swift, da Apple;
- Editor de código Visual Studio Code, da Microsoft;
- Plataforma de virtualização Docker, da Docker;
Todos esses projetos são possíveis graças aos apaixonados contribuintes que dedicam seus esforços para evoluir cada produto e ajudar a amadurecer o mercado como um todo.
Mas, neste momento, você pode estar se perguntando por que alguém doaria seu tempo sem ganhar algum dinheiro em troca, certo? Bom, se contribuir com uma tecnologia pela paixão que ela desperta, existem outros fatores que movimentam a cultura open source.
Vamos conhecer 5 motivos, logo abaixo:
1. Aprender e Crescer
Com a cultura open source, você aprende pra valer. Visualizando os códigos, você entende novas lógicas, conceitos e práticas. Através da modificação, você desenvolve habilidades práticas, aplicando o que aprendeu.
E a interação com outros devs certamente cria experiências únicas e que, muitas vezes, não são vividas nem nas grandes empresas.
2. Colaboração e Comunidade
Open source é sinônimo de colaboração. Desenvolvedores de todo o mundo compartilham ideias e soluções, além de trabalharem juntos em vários desafios. Esta comunidade global permite uma troca rica de conhecimentos e experiências.
Portanto, o senso de pertencimento é um poderoso combustível para aqueles que se dedicam nessa prática.
3. Inovação e Evolução
A natureza colaborativa do open source acelera a inovação. Em muitos casos, os problemas são resolvidos mais rapidamente e novas funcionalidades são adicionadas com frequência. Assim, o software evolui rapidamente com a participação de várias mentes.
E desse tipo de ação, com certeza, temos muitas inovações acontecendo.
4. Melhorias na Carreira
Contribuir para projetos open source vai impulsionar sua carreira, pode ter certeza disso. Ao atuar em um projeto, você ganha experiência prática, aprende a trabalhar em equipe.
De quebra, suas contribuições se tornam visíveis para possíveis empregadores, que buscam pessoas capazes de trabalhar em equipe com eficiência e disciplina.
Leia também: Como funciona um plano de carreira: as vantagens e a importância de implementá-lo nas empresas
5. Maior Segurança
O open source geralmente é mais seguro, tanto para empresas ou usuários finais, pois se baseia em uma grande comunidade de desenvolvedores que revisam o código rapidamente.
E mesmo que existam, as vulnerabilidades podem ser identificadas e corrigidas rapidamente. Ou seja, na cultura open source, geralmente, não existe muito espaço para um erro persistir.
A cultura open source é fundamental para a evolução da tecnologia
Como pudemos ver ao longo do artigo, a cultura open source é um ativo valioso para os desenvolvedores de software. Ela permite o aprendizado constante, a colaboração, a inovação, a melhoria da carreira e a segurança.
Mas também não podemos esquecer que as empresas envolvidas também se beneficiam dessa estratégia. A partir do open source, as companhias conseguem uma difusão maior no mercado, o que leva à redução de custo do produto final.
Portanto, no final das contas, o open source é benéfico para todos os interessados, sejam os dedicados programadores, ou os donos de projeto que fomentam essa estratégia importante para o mundo da tecnologia.
Para finalizar, recomendamos um vídeo bem legal falando sobre a cultura open source na Red Hat. Não deixe de assistir:
Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler também: 6 aplicações práticas do ChatGPT no desenvolvimento de software