Segundo uma pesquisa conduzida pelo PMI (Project Management Institute), negligenciar a gestão de projetos pode gerar um índice de 67% de falha nos produtos das empresas brasileiras.
Essas falhas trazem graves consequências para o negócio, que perdem recursos importantes para o futuro, além da competitividade perante os concorrentes. Então, é essencial apostar nas ferramentas, mesmo as mais básicas, para ter sucesso em mercados competitivos.
Nesse sentido, o roadmap é uma das ferramentas que mais geram valor no dia a dia. A partir dele é possível utilizar os recursos empresariais de forma inteligente e responsável. Mas é preciso saber utilizá-lo corretamente para extrair seus benefícios.
Portanto, se você quer saber o que é e como fazer um roadmap de projetos em 7 passos simples e eficazes, continue lendo esse conteúdo até o final.
O que é um roadmap de projeto?
O roadmap é um plano visual e detalhado de um projeto dentro de uma empresa. Ele serve como uma ferramenta estratégica para mostrar, de forma macro, como será o andamento das tarefas em um intervalo de tempo.
Ainda que seja uma visão macro, é possível ter algumas definições micro em algumas etapas do roadmap. Essas definições, inclusive, podem ser mudadas conforme a necessidade, já que a flexibilidade tem papel importante no sucesso do projeto.
Então, agora que você sabe o que é um roadmap de projeto, vamos conhecer 7 passos simples e eficazes de como fazê-lo:
1. Determinar o objetivo do projeto
O primeiro passo na hora de fazer um roadmap de projeto é determinar seu objetivo, ainda que não definitivo. Essa etapa é importante para que os envolvidos no projeto tenham uma visão macro de onde será necessário chegar.
Ainda que seja um projeto contínuo, como é o caso de muitos softwares SaaS, que nunca param de evoluir, é essencial mapear todas as entregas em uma linha do tempo. Assim, é possível conhecer os “checkpoints” que serão atingidos conforme o trabalho evolui.
2. Validar a necessidade do mercado
Os novos projetos precisam ser validados pelo mercado, ainda que você conheça tenha uma breve ideia do que seus futuros clientes querem. Portanto, nessa etapa é importante realizar muitas entrevistas, coletar dados quantitativos e qualitativos para deixar o trabalho mais assertivo.
Mesmo que você seja experiente no ramo, deixe o cliente falar o que ele quer da sua solução.
É importante também verificar o que os concorrentes estão fazendo e como é a percepção dos seus clientes. Criar um mapa de forças e fraquezas vai possibilitar entender o cenário do mercado e, por consequência, permitir a atuação nas oportunidades.
3. Escolher as funcionalidades
Dado o passo anterior, o terceiro passo no guia de como fazer um roadmap de projeto é criar uma lista de possíveis funcionalidades da solução. Com o objetivo estratégico definido e as dores da persona conhecidas, ficará mais fácil realizar esse passo.
Aqui, a dica é trabalhar de forma enxuta, entregando uma base sólida de funcionalidades para os clientes, já que o objetivo é abrir caminho no mercado. Com uma boa resposta do público, você poderá planejar e avançar em novas melhorias.
4. Testar o primeiro protótipo
A solução está tomando forma, mas ainda é importante validar se tudo o que foi decidido até aqui faz algum sentido. E nesse ponto não existe muito segredo: é preciso “ir para a rua” para validar o seu MVP.
O objetivo principal do MVP é validar funcionalidades e coletar feedbacks. Ainda que as etapas anteriores tenham sido bem feitas, é a resposta de uso do produto que vai mostrar se ele, realmente, tem potencial e será aceito pelo público.
5. Definir os investimentos para o futuro
Agora que avançamos em nosso guia de como fazer um roadmap de projeto, temos um passo crítico e que não pode ser negligenciado: a definição dos investimentos para o futuro do produto.
Mesmo que seja complexo prever todos os recursos necessários, é essencial ter um valor base para trabalhar. Esse item até pode incluir uma “taxa de variação” de 15% ou 20%, para cima ou para baixo, nos valores finais, mas é essencial que o valor seja conhecido.
Lembre-se também que essa etapa vai ser afetada pelos resultados de venda. Ou seja, se o produto fizer sucesso e ganhar espaço no mercado, pode ser necessário recalcular o plano de investimento inicial para receber mais orçamento e, assim, potencializar os resultados.
6. Estabelecer um prazo de entrega realista
Em nosso penúltimo passo de como fazer um roadmap de projeto temos a definição dos prazos de entrega do projeto. Se na primeira etapa definimos os objetivos em uma linha do tempo, aqui queremos saber quando cada funcionalidade deverá ser entregue.
Um ponto crucial desse passo é estabelecer prazos realistas para cada entrega. Ainda que a velocidade de lançamento seja um diferencial, não é necessário se apressar para lançar um produto defeituoso.
É melhor atrasar a entrega para entregar um bom produto, que pode ser avaliado pelos clientes, do que acelerar o lançamento e entregar algo incompleto e defeituoso. Isso, por sinal, pode comprometer suas avaliações sobre o trabalho realizado.
7. Executar o plano e fazer ajustes necessários
Por último, com o planejamento bem realizado, é hora de tirar o roadmap do papel.
Aqui, durante a execução do plano, pode ser necessário fazer ajustes para conter imprevistos, ou mesmo para melhorar a qualidade de alguma etapa. E saiba que isso é perfeitamente normal.
É esse ciclo de iteração que vai permitir a construção de um produto sólido, lucrativo e desejado pelo mercado, com condições de afetar positivamente os resultados da empresa e, assim, impactar o seu segmento de atuação.
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