Ilustração de banco de dados não-relacional

Banco de dados NoSQL para iniciantes: o que é, quais os tipos existentes e principais SGBDs para NoSQL

Escrito por LogAp

Os bancos de dados são essenciais em qualquer stack tecnológica, seja de uma grande empresa ou de uma startup recém-criada. Mesmo as empresas que ainda não possuem muitas informações para armazenar precisam escolher um banco de dados para guardar seus dados.

Nesse sentido, os bancos de dados não relacionais têm ganhado muita relevância nos últimos anos, e surgido como opções viáveis. Soluções como o MongoDB, Redis e Cassandra, entre outros, são alternativas interessantes para o dia a dia.

No entanto, se você ainda não entende muito bem como um banco desse tipo funciona, preparamos um conteúdo especial de banco de dados NoSQL para iniciantes. Entenda o que é, os principais tipos e também os SGBDs dessa tecnologia, e comece a se aprofundar no tema.

Boa leitura!

 

O que é um banco de dados não relacional?

O banco de dados não relacional funciona de forma totalmente diferente dos bancos relacionais. Nesse modelo, o esquema de tabela é inexistente em prol de uma estrutura de pares-chave ou valores simples — como encontrados nos arquivos JSON, por exemplo.

Com isso, as características de uso do banco de dados não relacional são estritamente diferentes em relação ao uso prático. No banco não relacional é possível armazenar informações mais específicas, o que dá mais liberdade e poder na construção de sistemas modernos.

Por exemplo, em redes sociais como o Instagram, onde as fotos estão ligadas diretamente ao perfil do usuário, o banco de dados não relacional é uma boa saída de armazenamento. Nesse caso, o documento foto só precisa ser vinculado ao usuário dono da conta, e não com toda a rede de contatos do usuário.

E o termo NoSQL vem da ausência da linguagem SQL na manipulação dos dados. Para isso, linguagens de programação — como o JavaScript — são utilizadas para o completo gerenciamento das informações — e isso pode ajudar bastante na produtividade do desenvolvedor, que também pode usar a sua linguagem de trabalho para acessar o banco.

Leia também: Banco de dados relacional e não relacional: tipos, características e como escolher

 

Tipos de bancos de dados NoSQL

Como falamos anteriormente, os bancos de dados NoSQL têm características próprias no que diz respeito ao gerenciamento das informações. E o curioso dessa afirmação é que nem todos operam da mesma forma.

 

non relational database types

Fonte: Madyson Reilly

 

Atualmente, existem 4 tipos de banco de dados que operam no modelo NoSQL. Vamos conhecê-los a seguir:

 

NoSQL de modelo colunas

Apesar de serem parecidos com o modelo relacional, o NoSQL do tipo colunas não trabalha com tabelas na sua estrutura. Aqui, as informações possuem suas colunas próprias, que podem ser agrupadas em uma mesma família — mas esse agrupamento não é um item obrigatório.

A grande vantagem do modelo colunas é proporcionar o gerenciamento de grandes volumes de dados com simplicidade e, principalmente, velocidade. Para aplicações de Big Data, por exemplo, essa característica é fundamental.

 

NoSQL de modelo grafos

Como o nome esclarece, o modelo grafo tem como característica o armazenamento em nós conectados por arestas — e com propriedades únicas. Isso proporciona mais velocidade em pesquisas complexas, onde é necessária uma baixa latência para recuperar as informações.

Os bancos de dados baseados em grafos tem ganhado popularidade nos últimos anos, mas a sua curva de aprendizado ainda impede que mais empresas o utilizem em nível de produção.

 

NoSQL de modelo chave-valor

O modelo chave-valor é um dos tipos mais populares de NoSQL, justamente pela facilidade de gerenciamento e flexibilidade na operação. Para isso, seu funcionamento é simples: os dados são registrados em uma chave que, por sua vez, guardam algum valor.

Assim, para consultar os dados só é necessário saber qual é a chave — também tratada como propriedade — para recuperar o valor associado, que pode ter vários formatos.

 

NoSQL de modelo documento

Por último, temos o NoSQL do tipo documento cuja principal característica é a flexibilidade no armazenamento dos dados. Nesse modelo não é necessário ter qualquer estrutura pré-definida, já que essas são estabelecidas conforme a necessidade da aplicação.

Inclusive, o modelo de documento pode contar com agrupamentos de documentos. Ou seja, é possível aninhar informações de formatos diferentes sem qualquer tipo de burocracia ou dificuldade.

Então, é possível trabalhar com documentos únicos, ou mesmo um conjunto de documentos, conforme a aplicação necessitar.

 

Principais SGBDs para NoSQL

Agora que você já avançou em nosso guia de banco de dados NoSQL para iniciantes, vamos entender quais são os principais Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados para a tecnologia:

• MongoDB: é, possivelmente, o SGBD NoSQL mais popular. Opera no modelo de documentos e é extremamente fácil de usar. Além de multiplataforma, o MongoDB é totalmente gratuito, o que ajuda bastante a aumentar a sua popularidade;

• Redis: quando o assunto é banco de dados valores-chave, o Redis é o nome mais forte no quesito. Sua principal característica é a velocidade, muito útil para tratar um grande volume de dados em aplicações com muitas transações; 

• Cassandra: atualmente administrado pela Fundação Apache, o banco de dados Cassandra — que opera no formato de colunas — foi criado pelo Facebook e disponibilizado abertamente em 2008. Totalmente gratuito, essa tecnologia NoSQL é extremamente rápida e escalável, o que se torna uma ótima opção de mercado.

• Neo4j: por último, temos o Neo4j como o SGBD NoSQL no modelo de grafos mais popular do mercado, que se destaca pela velocidade de leitura e gravação dos dados de forma totalmente escalável, facilidade de aprendizado e uso, além de uma amigável modelagem de dados para o negócio. Ou seja, é uma tecnologia extremamente poderosa e amigável para a equipe de desenvolvimento.

 

Banco de dados NoSQL para iniciantes: o aprendizado não para

O mundo dos bancos de dados não relacionais está em crescimento ao redor do mundo, ainda que seja uma tecnologia muito difundida entre os especialistas. Com — relativo — pouco tempo de mercado, o NoSQL possui condições de crescer para ajudar a evolução de empresas da área.

Portanto, se você tem interesse em aprender mais sobre o banco de dados relacional, não deixe de procurar mais recursos para evoluir seu conhecimento. Mas, por enquanto, continue lendo outro artigo sobre banco de dados que preparamos em nosso blog: Como funciona o banco de dados relacional: conceito, funções, vantagens e desvantagens.

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.