Você saberia mensurar um percentual do uso de tecnologia e internet na sua vida atualmente? A rotina no trabalho, no lazer e nas atividades mais corriqueiras envolvem o uso de aplicativos e facilidades que a conectividade torna possível. Talvez você nem imagine, mas existem diversas soluções utilizando API com objetivo de tornar as integrações entre sistemas mais ágil e escalável.
Por trás do desenvolvimento de ferramentas que tornam seu dia mais fácil, existem programadores e especialistas que buscam as melhores soluções para integrar sistemas que permitem fazer mais em menos tempo.
O que é API
Mas, o que é um API, e como ele pode ser utilizado para aumentar a produtividade das empresas? Os desenvolvedores conhecem esse conjunto de rotinas da programação como uma ponte entre sistemas. API é um acrônimo da sigla “Application Programming Interface”, que pode ser explicada de forma prática como uma combinação de comandos, funções e protocolos que tornam possível a comunicação entre sistemas distintos.
Um API é uma integração que permite que diferentes sistemas possam “conversar” entre si, proporcionando uma entrega de resultados para funcionalidades que são desenvolvidas em linguagens diferentes.
Ao invés de copiar um banco de dados completo, ou de desenvolver algo que já existe, um API faz a ligação entre dois ou mais sistemas, de forma ágil e segura, para otimizar o trabalho e compatibilizar informações úteis para empresas e clientes em um ambiente virtual.
Em um mundo cada vez mais conectado e com informações que podem ser compartilhadas por estarem em ambientes em nuvem, nada mais inteligente do que usar esses bancos de dados de forma paralela para reduzir o espaço de armazenamento e tráfego de referências.
Como funciona?
Um API, que é a interface de programação de aplicativos, é utilizado quando dois ou mais sistemas precisam trocar informações técnicas sem que o usuário saia do ambiente que está utilizando. Isso torna a solução mais rápida para quem está navegando pelo sistema.
As facilidades que o Google oferece são bons exemplos de API para que você possa entender essa funcionalidade: Quando você está navegando por um app que oferece a opção de abrir uma determinada localização e traçar a rota por meio do Google Maps, essa ação é possível por meio de um API que o Google disponibiliza.
Quando o desenvolvedor determina que o usuário pode usufruir dessa facilidade, ele utiliza o API que o Google oferece e leva essa informação para dentro do código do site ou do aplicativo. Isso é mais vantajoso para quem está desenvolvendo o sistema, que não vai precisar criar essa função, e mais amigável para quem está utilizando, uma vez que a pessoa já está acostumada com a interface do Google.
Fonte: Infermedica (www.infermedica.com)
Mas, esse é apenas um dos exemplos de como é possível utilizar API para tornar a navegação mais ágil. Os APIs podem ser aplicados dentro de sistemas de empresas também, tornando o acesso aos bancos de dados mais inteligente.
API permite mais velocidade
Através do uso de APIs é possível criar integrações que automatizam tarefas. O objetivo é que essa ponte entre os sistemas seja feita sem a necessidade da interação de uma pessoa. Desta forma as informações entre bancos de dados são trocadas no ambiente virtual sem que alguém tenha que apertar um botão para isso.
Na prática, enquanto o usuário de um site ou aplicativo utiliza a solução, ele não vai ver a troca de informações que está sendo feita, mas de forma rápida vai receber o retorno para uma solicitação, como o pedido de uma segunda via de pagamento de uma fatura, por exemplo.
Quando uma empresa oferece ao seu cliente a possibilidade de acessar um extrato e gerar um boleto, mas as informações financeiras estão em um banco de dados em outra ferramenta, ao invés de duplicar esse banco de dados ela pode fazer com que seu sistema busque informações em outro local.
É isso que o API permite: a integração entre sistemas, de forma segura e rápida.
Como instrumento de produtividade
Ficou claro que utilizar um API dentro de um sistema é muito vantajoso para o cliente, mas não é só o usuário final que se beneficia dessa facilidade.
Quando uma empresa investe na utilização de API dentro das suas ferramentas ela ganha também em produtividade. Tudo que pode ser automatizado torna o trabalho mais ágil. Ao invés de ter pessoas da equipe destinadas ao trabalho de preencher planilhas, buscar informações em outros sistemas e fazer a troca de informações de maneira manual, os APIs fazem esse papel de integradores.
Como utilizar um API para meu negócio?
Agilidade na execução de tarefas e mais produtividade para equipes é uma coisa valiosa para o seu negócio? Uma das especialidades da LogAp é o desenvolvimento de APIs que vão tornar as funções mais ágeis para sua empresa e entregar um resultado ainda melhor para seus clientes.
Utilizamos engenharia de informações para desenvolver e implantar soluções que levam mais autonomia para seus sistemas. Nosso objetivo é criar caminhos e ferramentas que possibilitem que nossos clientes mantenham o foco em suas estratégias de negócio. Você cuida do core business da sua empresa, e a parte de desenvolvimento fica com a gente!
Quer saber mais sobre o desenvolvimento de plataformas abertas sobre os ativos de software pré-existentes, que podem ser estendidas para atender diversas demandas de negócios digitais através de plataformas e APIs leves e de fácil integração? Fale com nossa equipe de especialistas e descubra como entregar mais e melhor.