Símbolo do Flutter

O que é Flutter: principais características e 6 vantagens para desenvolvimento mobile

Escrito por LogAp

O mundo dos aplicativos mobile vem ganhando força a cada dia através de soluções que visam simplificar o processo de desenvolvimento, seja na produção acelerada de funcionalidades, mas também na publicação em cada plataforma.

Com Android e iOS dominando o mercado, muitas empresas se viam com equipes distintas para manter suas versões de aplicativos. No entanto, uma solução — desenvolvida pelo Google — praticamente eliminou a necessidade de versões específicas. E essa solução foi justamente o Flutter.

Então, se você deseja saber o que é Flutter, suas principais características e vantagens para o desenvolvimento mobile, não deixe de conferir o artigo que preparamos sobre o tema. Boa leitura!

 

O que é Flutter?

O framework Flutter é um kit de desenvolvimento (SDK) para aplicativos móveis criado pelo Google. A partir da ferramenta é possível criar, com uma única base de dados, aplicativos que rodam nas plataformas Android e iOS.

Essa utilização de código único tem impactos profundos no desenvolvimento de apps mobile. A aplicação multiplataforma ajuda a economizar recursos empresariais, além de evitar que os aplicativos fiquem com funcionalidades diferentes.

Para empresas que mantêm duas equipes de desenvolvimento mobile, para Android e iOS, é recorrente a disparidade entre versões do app. Essas diferenças podem ocorrer pela capacidade da equipe, mas também pelo diferente processo de publicação nas lojas.

A App Store, da Apple, por exemplo, tem controles mais rígidos de publicação, enquanto a Play Store, do Google, é mais ágil e tolerante em relação a publicação de aplicativos para os usuários. Essa característica acaba impactando cada atualização e impossibilitando que os usuários das duas lojas recebam o mesmo aplicativo.

 

Principais características e vantagens do Flutter

O Flutter, de certa forma, revolucionou o mercado de desenvolvimento mobile. Enquanto a principal solução concorrente — o React Native — é burocrático e complexo, o Flutter oferece uma premissa mais simples, o que traz excelentes benefícios para os devs.

Sendo assim, vamos conhecer as principais características e vantagens do framework Flutter:

 

Fonte: Top Companies Who Built Their Apps In Flutter

 

1. Desenvolvimento simplificado e ágil

A primeira característica para exaltar no Flutter é a agilidade que ele proporciona ao desenvolvedor. Por oferecer um sistema de widgets para o desenvolvimento, é muito mais fácil criar elementos interativos na construção do software.

Assim, o produto final poderá ficar mais ágil — como é esperado — e com alta qualidade nas versões Android e iOS. Além disso, a opção “hot reload” facilita a visualização das modificações realizadas no código, proporcionando feedback instantâneo para o dev e, por consequência, aumentando a produtividade.

 

2. Linguagem única para desenvolvimento

O Flutter aposta na linguagem Dart como única fonte de criação de seus programas. Assim, simplifica bastante o trabalho dos desenvolvedores, que precisam conhecer apenas o Dart para realizarem suas tarefas.

A linguagem, por sinal, também foi introduzida pelo Google em 2011 e, em suas características de código, se assemelha muito com o C# e o Java. Ou seja, para desenvolvedores acostumados com as linguagens citadas, adaptar-se ao Dart não é uma tarefa complexa.

 

3. Configuração inicial simplificada

O setup de instalação do Flutter é muito simples e prático. Para começar a desenvolver, basta instalar a IDE de desenvolvimento — disponível para todos os sistemas operacionais — e criar seu projeto a partir do zero.

Nada de dependências ou configurações complexas para ver os primeiros códigos funcionando. Essa característica é importante para dar velocidade aos desenvolvedores que, assim, podem lançar seus trabalhos mais rapidamente.

 

4. Compatibilidade estética e funcional

Agora que você sabe o que é Flutter, é hora de saber onde, exatamente, ele começa a brilhar. O SDK tem como destaque os widgets nativos, que permitem uma compatibilidade funcional e também estética.

Por exemplo: ao utilizar um app criado com Flutter, a mesma versão é distribuída para qualquer dispositivo móvel, Android ou iOS, não importando se o sistema operacional está na versão mais recente ou não.

Ainda assim, a fidelidade estética é mantida entre todos os sistemas citados. 

Isso não acontece com os apps nativos, onde podemos ver diferença de elementos — botões e menus, por exemplo —, caso o S.O. do dispositivo conte com versões com mudanças visuais.

 

5. Velocidade na execução do aplicativo

Um grande problema de outras ferramentas que criam versões de um app para sistemas operacionais diferentes é o desempenho de execução. Apesar de serem muito competentes na tarefa, o resultado do app feito nessas ferramentas era abaixo do esperado.

No entanto, o framework Flutter acabou com esse problema. Como utiliza componentes próprios, o tempo de carregamento e execução dos aplicativos — praticamente — não é um problema ao usuário. Ou seja, o Flutter permite uma qualidade quase nativa dos seus apps publicados.

 

6. Suporte do Google

Por último, para finalizarmos a compreensão de o que é Flutter e suas principais características e vantagens, temos um ponto importante para desenvolvedores que estão se interessando pela ferramenta: o suporte total do Google.

Nesse sentido, estamos falando de uma comunidade vibrante e ativa, que traz uma série de soluções para o melhor uso da ferramenta. Além disso, a documentação do Flutter é bastante completa, seja para quem está iniciando ou já é um veterano na programação.

Então, com base em todas as características e vantagens que trouxemos aqui, podemos ver que o Flutter é a ferramenta perfeita para empresas que querem ser mais produtivas e econômicas na criação de apps. 

Como é de grande interesse do Google em manter uma comunidade mobile criando e evoluindo soluções em software, nada mais natural do que oferecer os melhores recursos para fazer isso acontecer.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir também:

Descubra qual é o melhor framework de front-end: Vue vs React vs Angular

Dicas para programadores: 10 práticas essenciais para ter sucesso profissional

LOGAP é uma empresa de softwares sob medida para negócios inovadores.

Faça parte da nossa lista e receba conteúdo gratuitamente!

Receba mais conteúdo gratuito, cadastre seu e-mail em nossa lista especial e torne-se prioridade para o nosso time:

Inscrição realizada com sucesso!

Em breve você receberá conteúdos gratuitos em seu e-mail.